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Saúde

SUS alerta sobre sequelas permanentes em 1/3 de motociclistas

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Brasília — InkDesign News — Uma pesquisa recente revelou que um terço das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, atendidas nos principais serviços de ortopedia e traumatologia do Brasil, sofre com sequelas permanentes. O estudo, promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), reúne dados preocupantes sobre a segurança viária no país.

Contexto e objetivos

Os acidentes de trânsito com motocicletas constituem um grave problema de saúde pública no Brasil, resultando em altos índices de morbidade e sequelas. A pesquisa teve como objetivo identificar a magnitude das complicações persistentes enfrentadas por motociclistas após acidentes, visando a sensibilização e a implementação de estratégias de redução desses incidentes. O público-alvo inclui profissionais de saúde, legisladores e a população em geral, com foco na segurança dos motociclistas.

Metodologia e resultados

A pesquisa foi realizada com 95 chefes e preceptores de serviços de residência em ortopedia credenciados pela SBOT, coletando dados sobre a frequência de atendimentos e o perfil das vítimas nos últimos seis meses. Os serviços reportaram uma média de 360 vítimas mensais de acidentes de trânsito, com 67% sendo motociclistas. Dos entrevistados, 33,9% relataram sequelas permanentes, enquanto 82% das vítimas mencionaram dor crônica.

“Estamos vivendo uma epidemia de sinistros com motos”, alertou.
(“We are experiencing an epidemic of motorcycle accidents,” he warned.)

— Paulo Lobo, Presidente da SBOT

Implicações para a saúde pública

Os dados apresentados têm implicações diretas na saúde pública, evidenciando a necessidade de políticas públicas que promovam a segurança viária e a redução de acidentes. A pesquisa aponta que os serviços de ortopedia enfrentam uma demanda crescente, com cirurgias eletivas sendo adiadas em média 18 por mês devido à alta incidência de acidentes. Para um tratamento eficiente, 60% dos pacientes são operados em menos de uma semana após o acidente.

“Causa espanto que a motocicleta, que é o grande responsável por esses sinistros, seja subsidiada”, disse.
(“It is shocking that the motorcycle, which is primarily responsible for these accidents, is subsidized,” he said.)

— Leonardo Vilela, Representante do Conass

Diante da urgência do problema, é crucial que as autoridades adotem ações para reduzir os acidentes, incluindo campanhas de conscientização e revisão de incentivos fiscais das motocicletas, bem como uma abordagem integrada para formação de condutores e restrições ao uso irresponsável desse meio de transporte.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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