
São Paulo — InkDesign News — O Steam, uma das maiores plataformas de distribuição digital de jogos, acaba de marcar um novo marco na cultura geek ao conceder o emblema “Colecionador de Jogos” ao usuário SonixLegend, que acumulou mais de 40.000 jogos em sua conta.
Lançamento e features
Recentemente, a Valve premiou SonixLegend com o emblema “Colecionador de Jogos” após a compra de mais de 40.000 títulos na plataforma. Embora o usuário tenha cerca de 97.000 títulos em sua biblioteca, a maioria não é qualificada para o emblema. “Só podemos imaginar como seria perder a senha dessa conta ou ser banido por violar os termos de serviço da Valve”, explica um analista da comunidade dos jogos.
“A biblioteca de SonixLegend poderia valer mais de US$ 640.000.”
(“SonixLegend’s library could be worth over $640,000.”)— Analista de jogos, SteamDB
Recepção e audiência
SonixLegend tem uma conta com nível 303 e, segundo especialistas, levaria mais de sete anos para jogar todos os jogos da coleção, considerando o tempo médio de conclusão por jogo. Apesar do impressionante número, a preferência do usuário é um jogo gratuito chamado Alien Swarm, no qual já investiu mais de 550 horas de jogo. Ele é um exemplo notável na comunidade, onde cerca de 20 outros usuários também têm mais de 30.000 jogos.
Tendências e mercado
Segundo a plataforma SteamDB, o próximo concorrente direto de SonixLegend é Ian Brandon Anderson, que possui 39.497 jogos qualificados em sua biblioteca e está em uma competição acirrada pela primeira posição. “O primeiro a chegar a 45.000 jogos, caso a Valve adicione um emblema para isso, terá um patrimônio inestimável”, observa um especialista em plataformas de jogos.
“Uma corrida interessante está se formando entre os colecionadores.”
(“An interesting race is forming among collectors.”)— Especialista em jogos, Kotaku
Enquanto a competição se intensifica, a Valve continua a expandir suas ofertas, o que poderá impactar a quantidade de jogos que os usuários colecionam. Próximos lançamentos e DLCs prometem manter o público engajado, continuando a alimentar essa cultura crescente de colecionadores.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)