
Fort Lauderdale, EUA — InkDesign News — A SS Innovations anunciou que planeja submeter um pedido de classificação de de novo à FDA dos EUA para seu sistema cirúrgico robótico SSi Mantra 3, com a promessa de revolucionar a cirurgia em diversas especialidades.
Tecnologia aplicada
O sistema SSi Mantra 3 destaca-se por seu design modular e console aberto, oferecendo visualização em 3D e ergonomia aprimorada. Com mais de 40 instrumentos cirúrgicos robóticos, ele abrange especialidades como urologia, ginecologia, cirurgia geral, torácica e cardíaca. O uso de modelos de aprendizado de máquina integrados visa aumentar a segurança e a eficiência dos procedimentos. “Estamos tomando passos importantes, incluindo a aplicação planejada à FDA para introduzir nossa tecnologia cirúrgica robótica no mercado dos EUA”, afirmou Sudhir Srivastava, presidente do conselho e CEO da SS Innovations.
Desenvolvimento e testes
Desde agosto de 2022, a SS Innovations instalou 80 sistemas SSi Mantra em 75 hospitais, totalizando mais de 3.800 cirurgias, incluindo mais de 200 cirurgias cardíacas robóticas. O modelo SSi Mantra 3, lançado em junho de 2024, já realizou mais de 750 procedimentos cirúrgicos robóticos multi-especialidade. “Dados clínicos do mundo real, validados por uma organização de pesquisa contratada, suportam a capacidade do SSi Mantra 3 de realizar com segurança uma ampla variedade de procedimentos cirúrgicos” explicou um porta-voz da empresa.
Impacto e aplicações
A introdução da tecnologia tem mostrado benefícios significativos em termos de eficiência e segurança operacional, com relatos de nenhuma mortalidade, lesões ou complicações relacionadas ao dispositivo. O custo do SSi Mantra 3 é inferior ao do sistema da Vinci, oferecendo uma alternativa acessível. “Estamos avançando com a aprovação do CE Mark na União Europeia enquanto olhamos para o futuro com grande confiança”, destacou Srivastava.
À medida que a SS Innovations avança em sua busca por aprovações regulatórias, a empresa também está explorando procedimentos de teles cirurgia robótica, que visam democratizar o acesso aos cuidados médicos, aumentando a formação e a atuação de cirurgiões, mesmo à distância. Com a realização de cirurgias cardíacas robóticas teleoperadas, a companhia demonstra seu compromisso com a inovação tecnológica e a melhoria no acesso aos serviços de saúde.
O próximo passo inclui a expansão contínua em mercados internacionais, além do processo de aprovação na FDA. O SSi Mantra 3 promete não apenas inovar, mas também transformar a prática cirúrgica em várias especialidades.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)