
São Paulo — InkDesign News — A startup indiana AppsForBharat, responsável pelo aplicativo de devoção hindu Sri Mandir, levantou US$ 20 milhões em uma nova rodada de investimentos, apenas nove meses após garantir US$ 18 milhões em uma série de rodadas. O aplicativo continua a atrair o interesse tanto de devotos quanto de investidores.
Financiamento
O financiamento da rodada Série C foi liderado pela Susquehanna Asia Venture Capital, com a participação de investidores já existentes, como o bilionário indiano Nandan Nilekani e sua Fundamentum Partnership, Elevation Capital e Peak XV Partners. O segmento de tecnologia religiosa na Índia atingiu um pico em 2024, com US$ 50,5 milhões em financiamento, consolidando o país como o segundo maior mercado, atrás apenas dos EUA.
“Startups de tecnologia religiosa estão ganhando destaque globalmente, especialmente em economias como a Índia, onde a cultura e a religião têm grande importância entre a demografia.”
— Tracxn
Modelo de negócios
A AppsForBharat foi fundada em novembro de 2020 e lançou o aplicativo Sri Mandir para atender os devotos hindus oferecendo orações online e a possibilidade de fazer ofertas virtualmente em templos indianos. O aplicativo registrou mais de 40 milhões de downloads desde seu lançamento, com 3,5 milhões de usuários ativos mensais, incluindo aproximadamente 90 mil fora da Índia. A receita média por usuário (ARPU) internacional é significativamente mais alta, cerca de ₹7.000 (aproximadamente US$ 81), em comparação com ₹600–800 (US$ 7–US$ 9) na Índia.
“O aplicativo tem sido retentivo e primordial porque essas transações são algo que o usuário fará ao longo do ano, várias vezes por ano.”
— Prashant Sachan, Fundador e CEO, AppsForBharat
Perspectivas de crescimento
O número de usuários registrados do Sri Mandir fora da Índia cresce a uma taxa de 15% a cada trimestre. A base de usuários indianos se divide igualmente entre cidades de primeiro e segundo níveis, com 30% dos usuários abaixo de 35 anos. O aplicativo espera atingir um faturamento de US$ 12 milhões até o início de 2025, com uma taxa de retenção de aproximadamente 55% após seis meses.
Com a nova rodada de investimentos, a AppsForBharat pretende expandir sua base de templos e abrir instalações físicas em cidades como Varanasi e Ayodhya, criando centros logísticos e de cumprimento. Cada instalação irá lidar com 40.000 a 50.000 pedidos, contribuindo para o emprego local.
Além disso, a empresa está melhorando a experiência do usuário em seu aplicativo com recursos orientados por IA e planeja alcançar a lucratividade até 2027-28, com uma possível oferta pública inicial (IPO) nesse período.
“Os usuários podem esperar interagir mais com o aplicativo através de perguntas sobre fé, orações específicas e festivais, semelhantes a consultas que fariam a um sacerdote.”
A AppsForBharat planeja aumentar sua equipe de 300 para 400 colaboradores, expandindo sua presença em um setor crescente e competitivo.
Fonte: (TechCrunch )