- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Educação

SPBC promove debates sobre educação e desenvolvimento científico

- Publicidade -
- Publicidade -

Recife — InkDesign News — A 77ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve início neste domingo (13) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), reunindo especialistas para discutir o papel da ciência no desenvolvimento nacional e sua contribuição para um país mais justo e plural.

Contexto educacional

Desde sua fundação, a SBPC tem atuado como uma ponte entre a ciência e a sociedade, promovendo o avanço do conhecimento em diversas áreas. O evento deste ano visa incluir todas as vozes da comunidade científica, promovendo a equidade e a inclusão nas discussões sobre ciência e tecnologia. O crescimento do acesso à educação e a consciência sobre a importância da pesquisa são pilares que guiam a atuação da entidade. A proposta é transformar as pesquisas em ações concretas que beneficiem todos os territórios brasileiros.

Políticas e iniciativas

Durante a reunião, serão realizados cerca de 200 eventos, entre conferências, mesas-redondas e atividades interativas. Um destaque é a pesquisa nacional “Vozes, Territórios e o Futuro da Ciência Brasileira”, que busca mapear os desafios enfrentados pela comunidade científica. “A SBPC está começando um novo ciclo, e queremos ouvir as pessoas. Lançamos uma pesquisa para entender melhor quem faz parte da nossa comunidade,” diz Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC.

“We want to hear the people. We launched a survey to better understand who is part of our community,”
(“A SBPC está começando um novo ciclo, e queremos ouvir as pessoas.”)

— Francilene Garcia, Vice-presidente, SBPC

Desafios e perspectivas

A inclusão de temas como desigualdade e financiamento da ciência são fundamentais neste encontro. Cláudia Linhares, coordenadora-geral do evento, trouxe à tona questões de fome e violência como desafios que atravessam diversas áreas do conhecimento. “Trataremos das desigualdades que vão desde o financiamento da ciência até questões sérias como a fome e a violência,” afirmou.

“We will address inequalities that range from science funding to serious issues such as hunger and violence.”
(“Trataremos das desigualdades que vão desde o financiamento da ciência e da educação até às desigualdades sérias, tais como a fome, a violência.”)

— Cláudia Linhares, Coordenadora-geral, SBPC

O evento, que se estenderá até sábado (19), também contará com a ExpoT&C, uma vitrine das mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil. O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, destacou a importância de fortalecer a produção nacional através da ciência. A interação entre a academia e o setor produtivo será um dos focos das discussões futuras, visando aprimorar essa conexão crucial.

Os debates e iniciativas prometem não apenas iluminar os desafios atuais, mas também delinear um caminho para uma ciência mais inclusiva e diversificada no Brasil.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!