- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX se beneficia da guerra tarifária com satélites Starlink

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

O serviço de internet via satélite da SpaceX, Starlink, recebeu impulso significativo devido a movimentações políticas relacionadas a tarifas comerciais adotadas durante a administração Trump, revelam memorandos vazados do Departamento de Estado dos EUA.

Detalhes da missão

Starlink é uma constelação de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) operada pela SpaceX, com objetivo de fornecer serviço de internet global. Os documentos indicam que governos de diversos países foram pressionados a aceitar o serviço Starlink como parte das negociações comerciais e tarifárias com os Estados Unidos. Um caso destacado envolve Lesoto, na África, que enfrenta tarifa de 50% imposta pelos EUA e recém assinou um contrato de 10 anos com a Starlink.

“Os Estados Unidos estão incentivando países a adotarem Starlink para facilitar negociações comerciais e tarifárias.”
(“The U.S. is pushing countries to adopt Starlink to ease trade and tariff negotiations.”)

— Memorando do Departamento de Estado dos EUA

Orçamento e cronograma

A estratégia foi interpretada internamente como um esforço “patriótico”, conforme argumento do Departamento de Estado para fortalecer uma companhia americana frente à concorrência chinesa. Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, tem laços próximos com a administração Trump, embora a Casa Branca negue qualquer conflito de interesses nas negociações.

“Defendemos o trabalho de promover acordos para uma empresa americana como um ato patriótico frente à competição da China.”
(“We describe the work of pushing deals for an American satellite company as patriotic in light of competition from China.”)

— Departamento de Estado dos EUA

Resultados científicos

Até o momento, Starlink já lançou milhares de satélites em LEO para formar a rede que oferece conectividade em regiões remotas, com objetivos principalmente comerciais e estratégicos. A influência geopolítica nas negociações pode acelerar a implantação do serviço em áreas carentes de infraestrutura de internet, potencialmente impactando pesquisas e comunicações científicas em larga escala.

Os próximos passos incluem a expansão das parcerias internacionais de longo prazo e o contínuo desenvolvimento da constelação Starlink, com possíveis efeitos significativos sobre o acesso global à internet e inovação no setor espacial. A relação entre política comercial e exploração tecnológica evidencia um novo cenário para missões e serviços de satélites comerciais.

Veja também outros conteúdos sobre exploração espacial em /tag/espaco/ e /tag/exploracao-espacial/.

Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!