- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX lança satélite Starlink nº 10.000 em nova missão

- Publicidade -
- Publicidade -

Cape Canaveral — InkDesign News — A SpaceX está prestes a alcançar dois marcos significativos em um único lançamento do foguete Falcon 9, programado para hoje, 19 de outubro. A missão envolve a colocação em órbita de 28 satélites de banda larga Starlink durante uma janela de quatro horas que se abre às 10h52 EDT (14h52 GMT).

Detalhes da missão

O lançamento ocorrerá a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. A carga útil consiste em 28 satélites Starlink, elevando o total de satélites lançados para mais de 10.000. Este será também o 31º voo do estágio de foguete, identificado como Booster 1067, que retornará à Terra cerca de 8,5 minutos após a decolagem, pousando no Oceano Atlântico.

Tecnologia e objetivos

O Falcon 9 tem demonstrado um impressionante nível de reusabilidade, um componente crítico da estratégia da SpaceX para reduzir os custos de acesso ao espaço. A missão de hoje destaca a eficiência do design do foguete e sua capacidade de transportar múltiplas cargas valiosas. “Tal reuso extensivo é parte do plano da SpaceX para reduzir custos de voos espaciais e aumentar a eficiência”, diz um porta-voz da SpaceX.

“A cada lançamento, estamos não apenas ampliando nossa constelação, mas também a conectividade e o acesso à internet ao redor do mundo.”
(“With each launch, we are not only expanding our constellation but also connectivity and access to the internet around the world.”)

— Elon Musk, CEO, SpaceX

Próximos passos

Após o lançamento, os satélites serão implantados em órbita baixa da Terra (LEO) aproximadamente 64 minutos após a decolagem. Em um cenário futuro, a SpaceX visa operar até 12.000 satélites Starlink, com a possibilidade de expandir ainda mais para mais de 30.000. O projeto continua a crescer rapidamente, com já 89 lançamentos de Starlink em 2024.

“Estamos sempre em busca de inovações e melhorias em nossa infraestrutura de satélites, o que nos permite atender um número crescente de clientes”, enfatiza um especialista em tecnologia de satélites.

O impacto dessa missão é claro: com um número crescente de satélites, a SpaceX não só enriquece a rede de internet global como também aquece a competição na indústria de serviços de satélite, fundamental para o futuro da exploração e comunicação espacial.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!