
Cabo Canaveral — InkDesign News — No dia 16 de outubro de 2025, a SpaceX realizou a 130ª missão de seu foguete Falcon 9, lançando 28 satélites da rede Starlink a partir do Cabo Canaveral Space Force Station, na Flórida, às 5h57 EDT (09h57 GMT).
Detalhes da missão
A missão contou com o lançamento do foguete Falcon 9, cujo estágio inicial retornou à Terra conforme o planejado, aterrissando no Oceano Atlântico, a bordo da embarcação drona da SpaceX, “Just Read The Instructions”. O tempo total de voo até o retorno foi de aproximadamente 8,5 minutos. Este foi o terceiro lançamento e retorno do estágio B1095, que já havia completado duas missões anteriores dedicadas também ao projeto Starlink.
Tecnologia e objetivos
O Falcon 9, reconhecido por sua confiabilidade, transportou as 28 unidades de satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), onde estão programados para serem implantados 64 minutos após a decolagem. Mais de 70% das missões realizadas em 2025 têm sido direcionadas à construção da constelação Starlink, atualmente composta por quase 8.600 satélites operacionais. O engenheiro de missões da SpaceX comentou:
A missão foi executada com precisão, demonstrando a capacidade do Falcon 9 em contribuir para o crescimento da infraestrutura global de internet.
(“The mission was executed precisely, showcasing the Falcon 9’s capability to contribute to the growth of global internet infrastructure.”)— Engenheiro de Missões, SpaceX
Próximos passos
Com este lançamento, a SpaceX se aproxima de igualar seu recorde de lançamentos anuais, estabelecido em 2024. Além das missões Starlink, a empresa também realiza testes com o foguete Starship, destinado a futuras missões tripuladas à Lua e Marte. Uma recente operação do Starship, realizada em 13 de outubro, foi considerada um total sucesso, o que visa fortalecer a presença da empresa na exploração espacial. De acordo com o porta-voz da SpaceX:
A continuidade dos lançamentos permitirá uma ampliação significativa da cobertura global da rede Starlink, o que representa um avanço não apenas tecnológico, mas também social.
(“The continuity of launches will allow for significant expansion of the global Starlink network, representing not just a technological advance, but a social one.”)— Porta-Voz, SpaceX
Esses esforços da SpaceX não apenas contribuem para a democratização do acesso à internet, mas também reforçam o papel da empresa como uma líder em inovações que sustentam a exploração espacial e a vida fora do planeta.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)