
Cape Canaveral — InkDesign News — A SpaceX lançou nesta manhã de 7 de outubro mais um lote de satélites Starlink para órbita. Um foguete Falcon 9, transportando 28 satélites Starlink, decolou da Estação Espacial da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 2h46 EDT (0646 GMT).
Detalhes da missão
O primeiro estágio do foguete retornou à Terra conforme planejado, pousando no Oceano Atlântico, na embarcação drone da SpaceX “A Shortfall of Gravitas.” O lançamento marcou a oitava decolagem e aterrissagem para este booster específico, designado B1090. O estágio superior do Falcon 9 continuou sua trajetória em direção à órbita terrestre baixa (LEO), onde os satélites devem ser implantados cerca de 64 minutos após a decolagem.
Tecnologia e objetivos
Os satélites Starlink são parte de uma rede crescente concebida para fornecer internet de alta velocidade em todo o mundo. Este lançamento é um componente crucial na expansão da infraestrutura do Starlink, que visa alcançar regiões remotas e melhorar a conectividade global. “O Falcon 9 é um trabalho robusto, provando sua eficácia com cada lançamento bem-sucedido,” afirmou um porta-voz da SpaceX.
“Estamos otimistas sobre o futuro da comunicação através da nossa constelação de satélites.”
(“We are optimistic about the future of communication through our satellite constellation.”)— Porta-voz da SpaceX
Próximos passos
O atual lançamento é o 126º do ano para o Falcon 9 e o 130º no total para a SpaceX. Em paralelo, a empresa desenvolve o foguete Starship para possíveis missões à Marte. O quinto teste de lançamento do Starship está agendado para 13 de outubro. “Cada teste nos aproxima mais de nossas metas interplanetárias,” disse um colaborador do projeto.
“Nossa ambição é estabelecer uma presença humana sustentável em Marte.”
(“Our ambition is to establish a sustainable human presence on Mars.”)— Colaborador do projeto Starship
A continuidade dessas missões destaca o impacto profundo da SpaceX no avanço da exploração espacial e na melhoria da conectividade global.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)