
São Paulo — InkDesign News — O investimento em novas tecnologias de plasma promete revolucionar a sustentabilidade e a energia renovável, com potencial para impactar setores como fabricação de semicondutores e geração de energia limpa.
Tecnologia renovável
A SOSV, uma das principais gestoras de investimento em tecnologia, está direcionando recursos para startups focadas em plasma, prevendo um universo de inovações que pode transformar diversos setores. O investimento abrange não apenas a fusão nuclear, mas também aplicações que podem reconfigurar a fabricação de materiais e o uso de thrusters em espaçonaves.
Pode haver muito mais aqui. As melhores ideias ainda estão por vir para desbloquear todo o potencial no espaço da fusão.
(“There’s so much here. The best ideas have yet to come to unlock a lot of potential in the fusion space.”)— Duncan Turner, General Partner, SOSV
Redução de CO₂
Plasma é um estado da matéria que possibilita novas abordagens na fabricação de compostos químicos, como a produção de amônia a partir do CO₂. Essa tecnologia não apenas melhora a eficiência de processos, mas também pode ajudar na captura de carbono, abrindo caminho para uma economia mais carbono-zero.
A combinação de inovações nesse campo revela que existem muitas mais empresas com soluções impressionantes.
(“All of that combined, we were like, ‘Oh wow, there’s way more than 25 companies here.’”)— Duncan Turner, General Partner, SOSV
Casos de uso
Além de aplicações na fusão nuclear, a SOSV investe em empresas como a Yplasma, que utiliza atuadores de plasma para resfriar chips de data centers e controlar o fluxo de ar em turbinas eólicas. Essas inovações não só otimizam a performance energética, mas também podem reduzir significativamente as emissões associadas à fabricação e utilização de dispositivos eletrônicos.
O futuro das tecnologias de plasma está intrinsecamente ligado às políticas de sustentabilidade que buscam mitigar crises climáticas. A expectativa é que essas inovações levem a uma transição acelerada para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, impulsionando os investimentos em soluções que preservem o meio ambiente.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)