
São Paulo — InkDesign News — Um estudo da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes revela que o setor pode diminuir suas emissões de gases de efeito estufa em até 70% até 2050, com o transporte rodoviário atualmente contribuindo com mais de 90% das emissões no Brasil.
Panorama econômico
O setor de transporte é responsável por 11% das emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) no Brasil. Para mitigar essa realidade, a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, que inclui mais de 50 organizações, apresenta um plano focado em três vetores: mudanças na matriz de transportes, expansão do uso de biocombustíveis e eletrificação. A principal proposta envolve aumentar a participação de modais com menor emissão, como ferrovias e transporte aquaviário, visando elevar a representatividade desses sistemas no transporte de cargas de 31% em 2023 para 55% em 2050.
Indicadores e análises
O estudo indica que os três vetores propostos concentram cerca de 60% do potencial total de redução de emissões até 2050. Além disso, destaca-se a importância do uso de combustíveis sustentáveis, como combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel verde, como fundamentais para a expansão de biocombustíveis. Para a gestão de emissões nas áreas urbanas, a ampliação do transporte coletivo e a melhora na gestão portuária são vistas como medidas econômicas viáveis. O relatório sugere que um aperfeiçoamento na gestão portuária poderia contribuir significativamente para a redução efetiva do tempo de espera nas operações.
Impactos e previsões
A implementação dessas iniciativas pode transformar o setor de transporte, não apenas reduzindo as emissões, mas também influenciando a economia local. A Coalizão é liderada pela Motiva, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Este esforço conjunto destaca uma mudança sistêmica na abordagem ao transporte, indicando que as metas estabelecidas são não apenas ambiciosas, mas sim possíveis de serem alcançadas com a colaboração entre os diversos stakeholders.
“Os vetores propostos são cruciais para a descarbonização eficaz do setor.”
(“The proposed vectors are crucial for the effective decarbonization of the sector.”)— Porta-voz, Coalizão para a Descarbonização dos Transportes
À medida que o plano se desenvolve, o mercado deve monitorar de perto as respostas do setor e a adopção de biocombustíveis, que poderão impulsionar a nova dianteira de um transporte mais sustentável no Brasil.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)