- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Setor de transportes propõe plano para reduzir emissões em 70%

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um estudo da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes revela que o setor pode diminuir suas emissões de gases de efeito estufa em até 70% até 2050, com o transporte rodoviário atualmente contribuindo com mais de 90% das emissões no Brasil.

Panorama econômico

O setor de transporte é responsável por 11% das emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) no Brasil. Para mitigar essa realidade, a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, que inclui mais de 50 organizações, apresenta um plano focado em três vetores: mudanças na matriz de transportes, expansão do uso de biocombustíveis e eletrificação. A principal proposta envolve aumentar a participação de modais com menor emissão, como ferrovias e transporte aquaviário, visando elevar a representatividade desses sistemas no transporte de cargas de 31% em 2023 para 55% em 2050.

Indicadores e análises

O estudo indica que os três vetores propostos concentram cerca de 60% do potencial total de redução de emissões até 2050. Além disso, destaca-se a importância do uso de combustíveis sustentáveis, como combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel verde, como fundamentais para a expansão de biocombustíveis. Para a gestão de emissões nas áreas urbanas, a ampliação do transporte coletivo e a melhora na gestão portuária são vistas como medidas econômicas viáveis. O relatório sugere que um aperfeiçoamento na gestão portuária poderia contribuir significativamente para a redução efetiva do tempo de espera nas operações.

Impactos e previsões

A implementação dessas iniciativas pode transformar o setor de transporte, não apenas reduzindo as emissões, mas também influenciando a economia local. A Coalizão é liderada pela Motiva, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Este esforço conjunto destaca uma mudança sistêmica na abordagem ao transporte, indicando que as metas estabelecidas são não apenas ambiciosas, mas sim possíveis de serem alcançadas com a colaboração entre os diversos stakeholders.

“Os vetores propostos são cruciais para a descarbonização eficaz do setor.”
(“The proposed vectors are crucial for the effective decarbonization of the sector.”)

— Porta-voz, Coalizão para a Descarbonização dos Transportes

À medida que o plano se desenvolve, o mercado deve monitorar de perto as respostas do setor e a adopção de biocombustíveis, que poderão impulsionar a nova dianteira de um transporte mais sustentável no Brasil.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!