
São Paulo — InkDesign News — A recente incursão da Samsung no universo dos eletrodomésticos inteligentes levanta questões sobre a natureza da publicidade em ambientes domésticos, inserindo anúncios em geladeiras de alto custo. Essa tendência converge com a evolução das tecnologias de casa conectada.
Contexto e lançamento
A Samsung, conhecida por suas inovações em tecnologia, expandiu suas fronteiras ao introduzir anúncios em suas geladeiras da linha Family Hub, com preço inicial ao redor de R$ 9.400. O lançamento é parte de um programa piloto identificado na atualização de firmware mais recente. Essa decisão surge em meio à crescente concorrência no setor de eletrodomésticos inteligentes, que visa oferecer experiências mais personalizadas aos consumidores.
Design e especificações
As geladeiras Family Hub têm telas que, quando inativas, exibem anúncios. De acordo com a Samsung, é possível descartar esses anúncios, mas a única maneira de removê-los completamente é desconectar o aparelho da internet. Não obstante, este recurso não será ativado durante a exibição de informações sobre o clima ou álbuns de fotos. Essa estratégia se alinha com o comportamento de outras marcas que buscam integrar mais interatividade em seus produtos, como a LG, que introduziu inteligência artificial em seus eletrodomésticos, visando uma experiência de usuário cada vez mais engajante.
Repercussão e aplicações
As reações à introdução de publicidade em aparelhos domésticos têm sido ambivalentes. Como observou um especialista, “a possibilidade de atualizações de software mostrando anúncios me impede de abraçar qualquer tecnologia inteligente com tela em casa.” (“The possibility of OTA updates showing ads has kept me from embracing any kind of screen-based smart home technology.”) A interface do usuário passa a incluir anúncios que, embora possam ser ignorados, representam uma invasão de um espaço privativo. As inquietações também são exacerbadas pela ideia de que assistentes virtuais como a Alexa da Amazon poderiam promover produtos com base em interesses inferidos, dependendo de acordos comerciais e anúncios pagos.
“As novas tecnologias de lares conectados oferecem mais oportunidades para empresas exibirem publicidades, mesmo que não sejam imediatamente reconhecidas como anúncios.”
(“With new smart home tech, there are even more opportunities for companies to stick ads in your face, even if we don’t know they are ads.”)— Autor, Gizmodo
O futuro das tecnologias para casas inteligentes tende a seguir essa tendência de monetização, levantando questões sobre privacidade e a natureza das interações que temos em nosso próprio lar. Com a IA se tornando cada vez mais presente, a linha entre a utilidade e a publicidade pode se tornar ainda mais tênue em um futuro próximo.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)