
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games continua a evoluir, trazendo novas experiências imersivas para os amantes da cultura geek. Um exemplo recente é o jogo “and Roger”, lançado em 2025, que aborda temas profundos por meio de uma mecânica de jogo única e envolvente.
Lançamento e features
“and Roger” é um jogo de aventura narrativa desenvolvido pelo estúdio TearyHand e disponível nas plataformas Switch e PC. Com uma duração de apenas uma hora, o jogo oferece uma experiência provocativa semelhante a outros títulos baseados em quebra-cabeças, como “Florence”. O jogo se destaca por seu design que integra a narrativa e a mecânica, utilizando botões não marcados para comunicar ações que o jogador deve memorizar e executar em sequência.
“Esse tempo de 60 minutos é realmente especial, e a forma como o design do jogo se integra à contação de histórias é impressionante.”
(“I truly cannot overstate just how special that 60 minutes is, and how well it integrates game design into its storytelling.”)— Crítico, Kotaku
Recepção e audiência
Com um preço acessível de apenas US$ 5, “and Roger” tem atraído jogadores buscando experiências curtas e impactantes. O jogo é descrito como desafiador, com sua mecânica que evoca frustração, refletindo o estado emocional da protagonista, uma mulher lidando com demência. Essa abordagem tem ressoado entre o público, com muitos jogadores destacando a carga emocional do enredo.
Tendências e mercado
O jogo exemplifica uma tendência crescente nos games: narrativas que exploram temas pesados e pessoais através de interações simples. Tais jogos têm se tornado mais comuns, atraindo uma audiência que busca histórias que ressoam emocionalmente e oferecem uma reflexão sobre a vida. “and Roger” se junta a um movimento no qual os desenvolvedores estão mais dispostos a abordar temas como saúde mental e experiências humanas complexas.
“Se você não está predisposto a frustrações, ‘and Roger’ provavelmente não é o jogo para você, mas ele executa sua premissa de forma tão eficaz que deve ser experimentado.”
(“If you’re not keen on frustration and friction, and Roger is probably not for you, but it so successfully executes its premise that I have to at least recommend you try it.”)— Crítico, Kotaku
O impacto de “and Roger” na indústria de jogos é significativo, aumentando a discussão sobre como temas pesados podem ser explorados no formato gaming. Em um cenário onde muitos jogadores buscam experiências breves, a promessa de um futuro DLC ou eventos relacionados pode expandir a narrativa e o alcance do jogo, Studio TearyHand promete sempre inovar.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)