Rivian pagará US$ 250 milhões para encerrar processo por aumento de preço do R1
São Paulo — InkDesign News — A Rivian concordou em pagar US$ 250 milhões para acomodar um processo coletivo de acionistas, após um aumento inesperado nos preços de seus veículos elétricos R1, impactando a mobilidade no mercado de EVs.
Autonomia e bateria
Os modelos R1, como o pickup e o SUV, prometem uma autonomia competitiva, com expectativa de até 500 km por carga. O tempo de recarga varia, dependendo do carregador utilizado, sendo que carregadores Level 3 podem oferecer até 80% em menos de uma hora.
“Foi errado e quebramos sua confiança na Rivian.”
(“It was wrong and we broke your trust in Rivian.”)— RJ Scaringe, CEO, Rivian
Esse aumento de preço, que alcançou cerca de 20%, foi justificado pela Rivian como uma resposta a desafios como a inflação e a escassez na cadeia de suprimentos. Porém, a decisão resultou em um impacto significativo nas ações da empresa.
Infraestrutura de recarga
A Rivian está trabalhando na expansão de sua infraestrutura de recarga, planejando instalar mais pontos de carregamento em áreas estratégicas. Com investimentos em tecnologias de carregamento, a empresa busca oferecer opções rápidas e eficientes, incentivando a adoção de EVs.
“Embora concordemos com o pagamento, negamos as alegações no processo e afirmamos que esse acordo de liquidação não é uma admissão de culpa ou erro.”
(“Despite agreeing to the payment, we deny the allegations in the suit and maintain that this agreement to settle is not an admission of fault or wrongdoing.”)— Rivian, comunicado à imprensa
Tecnologia autônoma
O foco em tecnologia avançada é evidente, com planos para introduzir recursos autônomos em seus novos modelos. A Rivian busca integrar sistemas de assistência ao motorista, visando uma experiência mais segura e eficiente.
À medida que a empresa se prepara para o lançamento do R2 SUV em 2026, ela também enfrenta desafios como um mercado em mudança e a pressão para aumentar a produção e reduzir custos. O lançamento desse novo modelo, mais acessível, promete ampliar a presença da Rivian no setor de mobilidade elétrica, com capacidade de produção de até 150.000 veículos por ano em sua nova fábrica na Geórgia.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)





