
São Paulo — InkDesign News — A Rivian começou a aceitar pedidos para suas novas picapes e SUVs elétricos com configuração de quad-motor para 2026, destacando-se pelo desempenho e inovação em mobilidade elétrica.
Autonomia e bateria
Os veículos com quad-motor da Rivian apresentam um alcance de até 600 km com uma única carga, oferecendo uma combinação de potência e eficiência. O sistema de bateria foi otimizado para assegurar um desempenho superior, e a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em menos de 2,5 segundos.
“O quad é realmente o pináculo de tudo que a Rivian fez até agora”
(“The quad is really the pinnacle of everything that Rivian has done so far.”)— Wassym Bensaid, Head of Software, Rivian
A tecnologia dos motores permite um controle aprimorado do torque e distribuição da potência. Isso resulta em um uso eficiente da bateria, reduzindo a necessidade de recargas frequentes e aumentando a autonomia dos vehículos.
Infraestrutura de recarga
Os novos modelos R1T e R1S vêm equipados com o Padrão de Carga da América do Norte (NACS), garantindo acesso à vasta rede de carregadores rápidos da Tesla. Isso significa que os proprietários podem recarregar seus veículos de maneira mais conveniente e acessível, uma necessidade crescente à medida que a infraestrutura de carregamento avança.
“Agora, quando um cliente abre o planejador de viagem e seleciona uma estação NACS, a informação é atualizada no planejador de viagem para refletir que não precisa de um adaptador”
(“Now, when a customer opens the trip planner and selects a NACS station, the information is updated in the trip planner to reflect that they don’t need an adapter.”)— Wassym Bensaid, Head of Software, Rivian
Além disso, cada veículo da linha quad-motor também vem com um adaptador CCS DC, permitindo que os usuários conectem seus veículos a outras redes de carregamento.
Tecnologia autônoma
Os novos EVs incorporam uma série de inovações tecnológicas, incluindo recursos avançados de vetorização de torque e algoritmos de balanceamento, que permitem decisões em tempo real para otimizar a configuração de cada roda. Com sensores que monitoram a taxa de guinada e os ângulos de direção, a Rivian se esforça para aumentar a segurança e a eficiência durante a condução.
“Pense nisso como processamento matemático super complexo nos bastidores para permitir o uso e decisões em tempo real”
(“Think about it as super complex mathematical processing behind the scenes to allow real-time usage and decisions based on information from the four wheels and then the four motors, while obviously keeping safety guards in place.”)— Wassym Bensaid, Head of Software, Rivian
Essas inovações têm como objetivo entregar uma experiência de direção mais personalizável, oferecendo aos motoristas a capacidade de ajustar modos de condução através de uma interface de toque intuitiva.
Com a introdução do quad-motor, a Rivian visa não apenas aumentar suas vendas, mas também estabelecer uma presença mais forte no mercado de EVs, especialmente antes da chegada dos veículos R2, programados para entrar em produção na primeira metade de 2026.
Assim, à medida que a demanda por veículos elétricos continua a crescer, a Rivian se posiciona para ser uma força significativa na futura mobilidade sustentável.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)