
São Francisco — InkDesign News — A startup Relevance AI, focada no desenvolvimento de um sistema operacional para agentes de IA, anunciou a captação de $24 milhões em uma rodada de Series B. A empresa busca facilitar a construção de equipes de agentes de IA para empresas.
Financiamento
Relevance AI, baseada em São Francisco e Sydney, levantou $24 milhões em sua rodada de Series B, liderada por Bessemer Venture Partners, com participação dos investidores anteriores King River Capital, Insight Partners e Peak XV, totalizando $37 milhões captados. A startup cresceu rapidamente, acumulando 40.000 agentes de IA registrados em sua plataforma, atendendo clientes como Qualified, Activision e Safety Culture.
Modelo de negócios
A Relevance AI desenvolve um sistema operacional que permite a empresas criarem equipes de agentes de IA que podem atuar em workflows complexos, adaptando-se constantemente às necessidades. O CEO e cofundador Daniel Vassilev destaca a habilidade dos agentes em serem treinados para tarefas específicas dentro das empresas, além de serem independentes de ferramentas e modelos de um único fornecedor.
“[Relevance] enable[s] training the agent to really specialize in the niche workflows of their organization. We’re also tool- and model-agnostic, allowing our customers to leverage their entire tech stack across their entire business rather than just a single vendor’s ecosystem.”
— Daniel Vassilev, CEO e cofundador, Relevance AI
O mercado de agentes de IA, que deve crescer a uma taxa composta anual de 45% nos próximos cinco anos, segundo o Boston Consulting Group, apresenta concorrência de empresas como Retell, Qeen.ai, SmythOS, Gooey.AI, Cykel AI e Microsoft. Além disso, players como Salesforce também têm investido no segmento.
Novas funcionalidades
Com o novo capital, a startup planeja aprimorar seus produtos e ampliar suporte aos mercados da Austrália e Estados Unidos, onde mantém escritórios em São Francisco e Sydney. A equipe cresceu de 19 para 80 funcionários no último ano. Foram lançadas duas novas funcionalidades: “Workforce”, um sistema de múltiplos agentes sem necessidade de código para profissionais não técnicos e engenheiros criarem equipes colaborativas; e “Invent”, ferramenta que permite criar agentes de IA por meio de prompts de texto.
Próximos passos
O CEO mudou-se para São Francisco para liderar a expansão local da Relevance AI e estruturar a equipe de go-to-market, aproveitando o momento de crescimento e visibilidade. A companhia busca consolidar sua presença e desenvolver tecnologias que ampliem a integração dos agentes no ecossistema tecnológico das empresas.
Saiba mais sobre startups e como elas estão transformando o mercado de IA.
Fonte: (TechCrunch )