- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Relatora avalia uso da reciprocidade contra EUA e impacto no mercado

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta terça-feira (6), em evento realizado em São Paulo, que a aplicação da “reciprocidade” comercial contra os Estados Unidos dependerá do “juízo” do presidente Donald Trump. A declaração ocorreu em meio a debates sobre o impacto do chamado “tarifaço” do governo americano nas relações comerciais bilaterais e no mercado global.

Panorama econômico

O contexto global é marcado por volatilidade e tensões comerciais que desafiam produtos brasileiros no mercado internacional. A lei que autoriza o Brasil a adotar medidas de retaliação a barreiras comerciais — com destaque para as tarifas impostas por Washington — foi sancionada em abril, e Tereza Cristina foi relatora do texto.

O evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu também o presidente da entidade, João Martins, e o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O debate focou não apenas nas ameaças externas, mas também em gargalos internos que limitam a produção do setor agropecuário brasileiro.

Indicadores e análises

O mecanismo de reciprocidade é interpretado como resposta ao aumento tarifário dos Estados Unidos, que vêm impondo barreiras a produtos brasileiros. A senadora destacou que o uso do dispositivo comercial precisa ser “pragmático” e responsável diante do cenário global instável recente.

“Toda nossa preocupação diz respeito a um cenário que temos há pouco mais de três meses”
(“All our concern relates to a scenario we’ve had for just over three months”)

— Tereza Cristina, Senadora (PP-MS)

O debate também abordou dados recentes, como o recorde do déficit comercial dos EUA em março, refletindo a complexidade das relações econômicas internacionais e a interferência das políticas tarifárias na dinâmica do comércio bilateral e global.

Impactos e previsões

O uso da reciprocidade comercial pode afetar diretamente o setor agropecuário brasileiro, que depende fortemente das exportações para o mercado americano. No entanto, a senadora reafirmou que qualquer ato retaliação dependerá da postura do governo norte-americano.

“Vai depender do juízo do presidente Trump”
(“It will depend on President Trump’s judgment”)

— Tereza Cristina, Senadora (PP-MS)

Além das implicações comerciais externas, foram apontados entraves internos, como dificuldades estruturais para aumentar a competitividade da produção agroindustrial. A cautela na adoção de medidas retaliações visa tanto a manter o equilíbrio do mercado quanto a evitar desestabilizações adicionais em um cenário geopolítico complexo.

As próximas semanas serão decisivas para observar possíveis movimentações do governo brasileiro frente às políticas comerciais americanas. Especialistas acompanham a resposta política de Washington e a capacidade do Brasil em mitigar os impactos negativos na economia e no agronegócio.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!