- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Redes neurais democratizam análise de sentimentos com AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A pesquisa recente em machine learning revelou que arquiteturas mais enxutas podem ser eficazes para análises de sentimento, oferecendo métodos de alta performance com menor custo computacional. Essa abordagem pode democratizar o uso de inteligência artificial para empresas menores.

Contexto da pesquisa

Com a crescente demanda por modelos de AI mais poderosos e a pressão pelos custos elevados de treinamento, autores como Agni Siddhanta e colegas propuseram investigar se modelos mais leves poderiam produzir resultados equivalentes. No estudo, publicado na Procedia Computer Science, os pesquisadores se dedicaram a descobrir como organizações poderiam minerar o sentimento de clientes em tempo real sem depender de recursos computacionais massivos.

Método proposto

A pesquisa utilizou dois robustos backbones de transformadores: MPNet e RoBERTa-Large. Primeiramente, as sentenças de entrada foram convertidas em vetores de comprimento fixo, empregando as técnicas de mean-pooling sobre suas representações em tokens. A seguir, os transformadores foram ajustados com dados rotulados de sentimento, aplicando funções de perda supervisionadas como CosineSimilarity e SoftmaxLoss para aprimorar a precisão da classificação ao promover a separação de sentimentos dissimilares.

Resultados e impacto

Os resultados demonstraram que o modelo RoBERTa-Large, com configuração de afinação CosineSimilarity e XGBoost, alcançou 88,4% de acurácia no conjunto de dados TAS e 95,9% no IMDb. “Esses resultados enfatizam que transformadores pouco ajustados, em combinação com classificadores leves, podem rivalizar com modelos pesados em termos de custos computacionais” ( “These results underscore that carefully fine-tuned sentence transformers plus lightweight classifiers can rival parameter-heavy LLMs—at a fraction of the computational and financial cost.” )
— Agni Siddhanta, Autor Principal, Procedia Computer Science. Além disso, a abordagem treina muito mais rápido: o pipeline completo levou menos de quatro horas para ser treinado em comparação com sete horas para o modelo Meta-Llama-3-8B.

O impacto desta pesquisa pode ser significativo, permitindo que empresas menores implementem análises de sentimento robustas sem a necessidade de investimentos substanciais em hardware. O próximo passo envolve expandir essa metodologia para modelagem de tópicos e sumarização, oferecendo também insights valiosos sobre preocupações emergentes dos clientes.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!