- Publicidade -
- Publicidade -
Política

Rede e PDT recorrem ao STF para ação penal contra Ramagem voltar ao governo

- Publicidade -
- Publicidade -

— InkDesign News — Rede Sustentabilidade e PDT acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (8) para questionar a constitucionalidade da decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado.

Contexto político

A tramitação da decisão ocorre após a aprovação, na quarta-feira (7), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, com posterior ratificação do plenário, que suspendeu integralmente a ação penal contra Ramagem. A medida, apresentada pelo PL, fundamenta-se no artigo 53 da Constituição, que assegura imunidade penal e civil para parlamentares em função de suas opiniões, palavras e votos. O artigo determina que, em casos de denúncia por crimes após a diplomação do parlamentar, o Supremo Tribunal Federal deve comunicar a Casa Legislativa, que, por iniciativa de partido representado e maioria dos deputados, pode sustar o andamento da ação penal até decisão final. A decisão suspende não apenas o processo contra Ramagem, mas abre precedentes para abarcar também o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus que não exercem mandato no Congresso, gerando controvérsia sobre a extensão da imunidade.

Reações e debates

Deputados governistas criticaram a decisão, alegando que a competência para suspensão da ação penal alcança exclusivamente parlamentares, não devendo beneficiar réus sem mandato. A ação dos partidos Rede Sustentabilidade e PDT perante o STF sustenta que a imunidade parlamentar não se estende a ex-mandatários ou réus comuns, destacando a inconstitucionalidade dos argumentos da CCJ. A Câmara comunicou oficialmente o STF sobre a suspensão da ação, motivando o ministro Alexandre de Moraes a convocar sessão virtual da Primeira Turma para análise.

“A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) aponta a inconstitucionalidade dos argumentos do relatório da CCJ que levou à suspensão da ação penal, baseados no conceito de imunidade parlamentar – prerrogativa constitucional para garantir a atuação de deputados e senadores.”

— Rede Sustentabilidade e PDT, ação ao STF

A mobilização política revela tensão no equilíbrio entre prerrogativas parlamentares e o funcionamento da Justiça, polarizando o Congresso e o STF.

Desdobramentos e desafios

O caso impõe desafios jurídicos e políticos sobre a definição precisa dos limites da imunidade parlamentar, especialmente quando envolve figuras de alta relevância política, como Bolsonaro e Ramagem. A tramitação no Supremo indicará parâmetros para futuras decisões envolvendo parlamentares e ex-parlamentares, com impactos diretos na capacidade de governabilidade, credibilidade das instituições e segurança jurídica. Além do julgamento da ADPF, o processo pode suscitar debates legislativos sobre eventuais reformas constitucionais ou regulatórias para afinar o entendimento das garantias e exonerações penais no âmbito do Congresso Nacional.

“Recebida a denúncia contra o senador ou deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.”

— Artigo 53 da Constituição Federal

As próximas fases envolverão o julgamento no STF, a potencial retomada das ações penais contra os réus com mandato cessado, e a avaliação do impacto político dessas decisões para o cenário eleitoral e institucional brasileiro.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!