
São Paulo — InkDesign News — A Ram 1500, que deveria ser um marco na mobilidade elétrica, agora tem novos rumos: a Stellantis descontinuou planos para um caminhão totalmente elétrico e, em vez disso, focará em um modelo de alcance estendido.
Autonomia e Bateria
A Stellantis anunciou que não seguirá com seu projeto de caminhão elétrico de tamanho grande devido à “redução na demanda por caminhões totalmente elétricos nos Estados Unidos” (
“As demandas por caminhões totalmente elétricos de tamanho grande estão diminuindo na América do Norte.”
(“As demand for full-size battery-electric trucks slows in North America.”)— Stellantis, Representante
). O novo modelo Ram 1500 REV terá uma autonomia estimada de 1.110 km, utilizando uma abordagem de combinação de bateria com um gerador a gás.
Infraestrutura de Recarga
Com a transição para um modelo híbrido, a infraestrutura de recarga precisa evoluir. O foco será em soluções que possuam estações de recarga em grande escala, garantindo a eficiência no uso do veículo. O plano da Stellantis agora é “descontinuar o desenvolvimento de um caminhão totalmente elétrico” (
“Stellantis está reavaliando sua estratégia de produtos e irá descontinuar o desenvolvimento de um caminhão BEV de tamanho grande.”
(“As part of this, Ram is renaming its REEV-powered pickup.”)— Stellantis, Representante
). Essa mudança reflete a necessidade de uma atualização na infraestrutura de recarga, especialmente em áreas urbanas.
Tecnologia Autônoma
Enquanto a Ram se prepara para a produção do Ram 1500 REV em 2026, a tecnologia de conectividade e assistência ao motorista promete ser um diferencial. Segundo a Stellantis, o novo modelo oferecerá capacidades avançadas, tornando-se referência no segmento de caminhões de meia tonelada.
A atual movimentação no mercado de veículos elétricos mostra que as montadoras estão repensando suas estratégias. A mudança dos planos da Ram sugere que a evolução em direção à mobilidade elétrica pode ser mais gradual do que muitos esperavam, exigindo adaptações tanto de fabricantes quanto de consumidores. As próximas inovações deverão focar em ampliar a autonomia e integrar melhores sistemas de carga.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)