- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Educação

Projeto leva educação poética a escolas do Rio de Janeiro

- Publicidade -
- Publicidade -

Santa Cruz — InkDesign News — A Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, na zona oeste do Rio de Janeiro, implementará o projeto Poéticas na Escola – Slam a partir desta quarta-feira (8), oferecendo oficinas para alunos entre 12 e 14 anos, visando promover a literatura e a expressão poética.

Contexto educacional

O acesso à literatura e ao desenvolvimento da expressão artística nas escolas brasileiras é frequentemente discutido em face dos desafios enfrentados por jovens nas periferias. A taxa de analfabetismo entre adolescentes é uma preocupação relevante, com dados de 2021 do IBGE indicando que 11,9% das pessoas de 15 a 29 anos não completaram o ensino fundamental. Projetos como o Poéticas na Escola emergem como tentativas válidas de ampliar o debate sobre essas questões e engajar a juventude em práticas de leitura e escrita.

Políticas e iniciativas

O Poéticas na Escola é uma iniciativa da organização Alkebulan Arte & Cultura, contando com o apoio de órgãos como o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. A proposta consiste em 10 oficinas até a metade de novembro, tendo alcançado mais de 2.770 jovens em 13 escolas anteriormente. O projeto busca não apenas fomentar habilidades literárias, mas também oferecer um meio de expressão para os alunos.

A experiência impacta positivamente no interesse dos estudantes pela leitura.
(“O coordenador do projeto Felipe Calarco diz acreditar que a experiência impacta positivamente no interesse dos estudantes pela leitura.”)

— Felipe Calarco, Coordenador do Projeto

Desafios e perspectivas

Entre os obstáculos enfrentados, destaca-se a carência de recursos financeiros para estruturar adequadamente o projeto, além das dificuldades em integrá-lo à rotina escolar já estabelecida, onde as oficinas ocorrerão no contraturno. Problemas de infraestrutura nas escolas e desigualdade de acesso à cultura permanecem como barreiras.

Assim, esta experiência não apenas proporciona um espaço para a prática artística, mas também apresenta um potencial impacto positivo na autoestima dos jovens.

Muitos jovens que eram tímidos passam a se expressar com mais segurança após a experiência.
(“Muitos jovens que eram tímidos passam a se expressar com mais segurança após a experiência, tanto na fala quanto na escrita.”)

— Felipe Calarco, Coordenador do Projeto

Os relatos de alunos que buscam referências literárias e passam a escrever de maneira espontânea mostram o potencial de transformação das práticas educativas atuais.

Com a continuidade desse projeto e a ampliação de políticas públicas voltadas para a cultura, espera-se que mais jovens tenham acesso a oportunidades significativas de aprendizado e expressão, promovendo um engajamento maior com a literatura.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!