
Brasília — InkDesign News — A recente pesquisa Talis 2024 revela que 56% dos professores brasileiros utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas práticas pedagógicas, superando a média de 36% registrada entre países da OCDE. A pesquisa, divulgada em 6 de outubro, reflete uma crescente inovação no currículo educacional.
Contexto educacional
A educação no Brasil enfrenta uma dualidade entre potencial e desafios. Apesar de avanços, como a adoção de tecnologias, o sistema ainda luta com desigualdades em infraestrutura e formação docente. A pesquisa Talis, que envolve 53 países, indica que o Brasil ocupa a décima posição no uso de IA, com professores afirmando que utilizam a tecnologia, sobretudo para criar planos de aula (77%) e adaptar materiais conforme as necessidades dos alunos (64%).
Políticas e iniciativas
A Talis destaca a importancia de políticas de formação continuada para professores, fundamental para que consigam integrar tecnologias como a IA em suas práticas. Entre os docentes que não utilizaram IA recentemente, 64% mencionaram a falta de conhecimento como impedimento. “O uso da IA na educação tem sido um tema de pesquisa há mais de 40 anos. No entanto, o lançamento do ChatGPT da OpenAI… acelerou o uso cotidiano da IA,” afirma a pesquisa.
“O uso da IA na educação tem sido um tema de pesquisa há mais de 40 anos. No entanto, o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final de 2022 acelerou o uso cotidiano da IA em muitos setores da sociedade.”
(“The use of AI in education has been a research topic for over 40 years. However, the launch of ChatGPT from OpenAI at the end of 2022 accelerated the everyday use of AI in many sectors of society.”)— Talis 2024
Desafios e perspectivas
Os obstáculos associados ao uso de IA nas escolas são significativos. Muitos professores relataram a necessidade de formação especializada, com 39% indicando que precisam aprimorar habilidades específicas para empregar a IA. Além disso, 60% afirmaram que a falta de infraestrutura adequada em suas instituições é um limitante. Este panorama ressalta a necessidade urgente de investimento em tecnologia e treinamento profissional.
“As atitudes em relação às ferramentas digitais e o uso delas para a aprendizagem dos alunos variam consideravelmente entre os sistemas educacionais.”
(“Attitudes towards digital tools and their use for student learning vary considerably among educational systems.”)— Talis 2024
Os impactos esperados da adoção crescente de tecnologias educacionais, especialmente a IA, são promissores, mas implicam um comprometimento contínuo em resolver as desigualdades estruturais existentes. À medida que o Brasil avança, a formação de professores e a modernização das infraestruturas se tornam cruciais para o sucesso de iniciativas pedagógicas futuras.
Fonte: Agência Brasil – Educação