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Educação

Professor perde 21% do tempo de aula com disciplina no ensino

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Brasília — InkDesign News — Estudo da OCDE revela que professores brasileiros perdem 21% do tempo de aula com questões disciplinares, impactando negativamente a qualidade da educação e a saúde mental dos docentes, segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024.

Contexto educacional

No Brasil, o tempo despendido em manter a ordem em sala de aula é um reflexo de uma realidade educacional complexa. Segundo a pesquisa, “a cada cinco horas de aula, uma hora é perdida para conseguir a atenção dos estudantes.” Enquanto a média mundial dos países da OCDE mostra que os educadores perdem apenas 15% desse tempo, no Brasil o índice aumentou em 2 pontos percentuais desde 2018. Este dado destaca a necessidade de uma análise profunda sobre a gestão de sala de aula e o clima escolar.

Políticas e iniciativas

O estudo também aponta que a valorização do professor é crucial para a retenção de bons profissionais na educação. No entanto, apenas 14% dos educadores brasileiros acreditam que são valorizados na sociedade. Para promover mudanças, o governo federal, em parceria com estados e municípios, tem implementado programas educativos que visam melhorar a infraestrutura e o suporte pedagógico nas escolas, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Desafios e perspectivas

O estresse ocupacional é outra questão em destaque, com 21% dos professores afirmando que o trabalho é muito estressante. Esses números se revelam preocupantes quando comparados à média de 19% da OCDE. Os impactos na saúde mental e física também são alarmantes: 16% dos educadores brasileiros relatam efeitos negativos em sua saúde mental, acima da média de 10% nos países membros da organização.

The impact of teaching on physical health is significant.
(“A saúde física é muito impactada pela profissão de acordo com 12% dos professores brasileiros, enquanto a média da OCDE é 8%.”)

— Talis 2024, OCDE

O cenário se complica com a desigualdade regional e a falta de recursos em diversas instituições, exigindo uma reflexão sobre futuras políticas públicas.

Em suma, a pesquisa Talis 2024 sinaliza não apenas a necessidade de transformação no ambiente escolar, mas também a urgência em valorizar e apoiar os educadores brasileiros.

Although challenges remain, most teachers express satisfaction with their work.
(“Apesar do cenário, a maior parte dos professores brasileiros, 87%, afirma que, no geral, está satisfeito com o trabalho – mesmo patamar registrado em 2018.”)

— Talis 2024, OCDE

Os dados apresentados conduzem a um desafio: garantir que a educação no Brasil evolua, não apenas em termos de quantidade, mas também de qualidade.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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