
Manaus — InkDesign News — Projetos socioambientais com foco no desenvolvimento sustentável, liderados por professores e alunos em instituições de ensino do Brasil, têm apresentado benefícios diretos para suas comunidades locais, extrapolando os muros das escolas. A terceira edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, realizada em 17 de setembro em São Paulo, destacou iniciativas que promovem a educação ambiental e a inclusão social nas escolas brasileiras.
Contexto educacional
Nos últimos anos, a educação ambiental tem ganhado força nas discussões sobre currículo e inovação pedagógica no Brasil. De acordo com a Resolução nº 02/2018 do Conselho Nacional de Educação, há uma diretriz a ser seguida para a formação de cidadãos mais conscientes em relação às questões socioambientais. Nesse contexto, o papel das escolas se torna crucial para a formação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Políticas e iniciativas
O Prêmio Escolas Sustentáveis, uma iniciativa da Fundação Santillana e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), visa reconhecer e disseminar práticas inovadoras em educação. Entre os premiados, destaca-se o projeto IncluARTE – SustentART, que busca a inclusão de crianças com deficiência e a conscientização ambiental através da arte e do cultivo de terrários, como explica a professora Maria Raquel Santos:
“A unidade escolar tem que ser ‘desemparedada’. Ela tem que pular este espaço físico das paredes da instituição e chegar, sim, à sociedade. Isso faz diferença na consciência ambiental de todos.”
(“The school unit must be ‘unbounded’. It has to jump this physical space of the institution’s walls and reach society. This makes a difference in everyone’s environmental awareness.”)— Maria Raquel Santos, Professora, Creche Municipal Magdalena Arce Daou
A equipe da creche, após um incêndio que afetou a mata ciliar nas proximidades, mobilizou a comunidade para recuperar o território, envolvendo mais de 5 mil pessoas nas ações de restauração.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, o setor educacional ainda enfrenta desafios significativos, como a infraestrutura inadequada e as desigualdades sociais. A professora Nayra Rafaela Vida, responsável pelo projeto AquaTerraAlert, que visa mitigar os impactos de enchentes em Limeira (SP), afirma que a integração comunitária é essencial:
“Nosso projeto surgiu quando eu vi uma notícia que Limeira fazia parte da área de risco para deslizamento e enchente. E eu levei a proposta para os alunos, a gente começou a pensar em soluções para tentar minimizar um pouco o problema.”
(“Our project arose when I saw news that Limeira was part of the risk area for landslides and flooding. I brought the proposal to the students, and we started thinking about solutions to try to minimize the problem.”)— Nayra Rafaela Vida, Professora, Escola Estadual Brasil
Para o futuro, é essencial que programas como o Prêmio Escolas Sustentáveis continuem a ser implementados, possibilitando que experiências inovadoras impactem a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.
Fonte: Agência Brasil – Educação