
São Paulo — InkDesign News — O lançamento recente de cartas de Pokémon, específicas da nova expansão do card game, provocou revira-voltas no universo dos games e da cultura geek, trazendo à tona questões sobre a participação de scalpers e o impacto no público fã da franquia.
Lançamento e features
As pré-vendas para a expansão “Mega Evolution Phantasmal Flames” ocorreram no dia 15 de setembro de 2025 e os itens, como o Elite Trainer Box (ETB) e o Booster Display Box, esgotaram em apenas 15 minutos. A expectativa é que as cartas cheguem ao mercado em 14 de novembro de 2025, garantindo que os fãs estejam atentos aos lançamentos futuros.
“As novas cartas têm um apelo visual incrível, principalmente o Mega Charizard X ex”
(“Adorned with a healthy splash of color, clearly the new Mega Charizard X ex is one of the main appeals of the new cards”)— Nome, Cargo, Empresa
Recepção e audiência
Apesar do entusiasmo, muitos aficionados enfrentaram dificuldades para garantir seus pedidos, com problemas recorrentes em filas virtuais e erros no sistema de checkout. Isso gerou frustração entre os admiradores que buscavam adicionar as novas cartas às suas coleções.
“Alguns usuários enfrentaram problemas ao tentar finalizar a compra, com mensagens de erro que os jogavam de volta para a fila”
(“Others who made it to checkout were greeted by a mysterious ‘Error 17’ that then sent them back into the queue”)— Nome, Cargo, Empresa
Tendências e mercado
O mercado de revenda se mostrou muito ativo, com listings no eBay apresentando preços até cinco vezes superiores aos valores de varejo, muitas vezes alcançando cerca de R$ 1.500. A presença de scalpers na plataforma fez surgir um debate sobre a ética das vendas e o acesso dos fãs aos produtos.
“A situação é complicada, pois muitos fãs acabam não conseguindo comprar as cartas a preços justos”
(“Sadly, scalpers have filled eBay with pre-order listings for the new cards”)— Nome, Cargo, Empresa
À medida que este segmento continua se expandindo, eventos futuros relacionados a card games e DLCs são esperados, impactando a dinâmica do mercado e a experiência do consumidor. A faixa etária dos jogadores de card games tem se diversificado, refletindo o crescimento contínuo da cultura geek.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)