
São Paulo — InkDesign News — O novo título da Nintendo, Pokémon Legends Z-A, chegou ao Switch e Switch 2, gerando discussões sobre a sua jogabilidade e o mapa limitado que apresenta. O lançamento fez parte das conversas da comunidade gamer e cultura geek.
Lançamento e features
Pokémon Legends Z-A, disponível a partir de 16 de outubro, é ambientado inteiramente em Lumiose City, da região de Kalos, que foi introduzida em Pokémon X e Y em 2013. “O espaço jogável é essencialmente a cidade completa, o que tem sido desanimador para alguns jogadores” (“the playspace is essentially the entire city, which is proving to be a disappointing fact for some players”).
“O espaço jogável é essencialmente a cidade completa, o que tem sido desanimador para alguns jogadores”
(“the playspace is essentially the entire city, which is proving to be a disappointing fact for some players”).— Autor, Jornalista, Kotaku
Com cidadãos e ambientes reutilizados, o jogo foi avaliado negativamente por sua falta de variedade visual. Os jogadores reportam que caminhar em volta da cidade leva menos de sete minutos, uma métrica que foi confirmada por um estudo do Eurogamer, que divulgou um tempo de seis minutos e 20 segundos para essa tarefa.
Recepção e audiência
O lançamento provocou uma onda de informações no subreddit de Pokémon, onde um post popular alcançou mais de 3.000 upvotes relatando a rapidez com que se pode percorrer a cidade. No geral, a recepção tem sido mista, com muitos jogadores expressando frustração nas redes sociais.
“Os jogadores estão lamentando a falta de variedade visual”
(“players are lamenting the lack of visual variety”).— Autor, Jornalista, Kotaku
Enquanto um número significativo de jogadores ainda está animado com o novo título, os números de audiência e as horas de jogo ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que a base de fãs da franquia permaneça ativa.
Tendências e mercado
A decisão de limitar o espaço do jogo faz parte de uma tendência que busca investir mais no design de ambientes menores, mas ricos em detalhes. É um movimento observado em outros jogos, onde a qualidade da experiência de jogo supre a vastidão do mapa. Contudo, para Pokémon, que historicamente ofereceu mundos expansivos, isso pode sinalizar uma nova direção que nem todos estão prontos para aceitar.
Estúdios como a Nintendo têm um histórico de ouvirem suas comunidades, e a recepção a Z-A poderá influenciar os próximos lançamentos, as DLCs e a formulação de novos títulos no futuro.
Para o futuro, eventos e atualizações de conteúdo são esperados. A evolução contínua da franquia em resposta ao feedback da comunidade será crucial para o seu impacto na indústria.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)