Plus, desenvolvedor de caminhões autônomos, abre capital via SPAC

São Paulo — InkDesign News — A Plus Automation Inc., uma empresa focada em software e inteligência artificial para caminhões autônomos, anunciou sua entrada no mercado de ações por meio da Churchill Capital Corp IX, uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC). O desdobramento ocorre em um momento crítico, diante da atual escassez de motoristas na indústria de transporte.
Tecnologia aplicada
O núcleo da estratégia da Plus é o sistema SuperDrive, que habilita a condução autônoma de nível 4 segundo a classificação da SAE. O sistema é projetado para operar caminhões pesados e incorpora uma arquitetura de redundância em três camadas, priorizando a segurança e eficiência na operação. “Trucking é a espinha dorsal da economia global, mas a indústria enfrenta uma escassez persistente de motoristas que o transporte autônomo tem o potencial de resolver,” declarou Michael Klein, CEO da Churchill IX.
Desenvolvimento e testes
A Plus já validou sua tecnologia com mais de cinco milhões de milhas de condução. Atualmente, a empresa realiza testes em estradas públicas no Texas e na Suécia, enquanto outras provas com frotas de clientes estão previstas para o outono de 2025. O SuperDrive recentemente alcançou um marco importante de validação de segurança com um modelo sem motorista, demonstrando sua capacidade em cenários reais. Em abril de 2025, a empresa anunciou resultados promissores que evidenciam a eficácia do seu sistema em condições não-controladas.
Impacto e aplicações
O modelo de integração da Plus com fabricantes de veículos comerciais, como TRATON GROUP e IVECO, permite uma implementação escalável através de canais de fabricação e serviço confiáveis. “A adoção ampla depende da confiança no desempenho e segurança dos veículos,” afirmou Klein. A combinação desses esforços tem o potencial de aumentar a eficiência operacional e oferecer um retorno sobre investimento significativo para operadores de frotas, especialmente em uma era de crescente demanda por soluções de logística autônoma.
À medida que a Plus avança em sua estratégia, a expectativa é lançar caminhões autônomos de fábrica em 2027, inicialmente nos EUA e depois na Europa. O fechamento da transação com a Churchill IX está agendado para o quarto trimestre de 2025, dependendo das aprovações usuais.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)