
São Paulo — InkDesign News — A paixão por games tem conquistado não apenas os jovens, mas também celebridades de diversas áreas, como música e cinema. Em 2002, a Sony lançou o PlayStation 2, um console que se tornou um verdadeiro símbolo da cultura geek e elevou a experiência de jogos a um novo patamar.
Lançamento e features
O PlayStation 2 foi lançado com uma variedade de recursos inovadores, incluindo gráficos avançados e a capacidade de reproduzir DVDs. Na época, seu impacto foi comparado ao do computador em relação à máquina de datilografia. David Arquette, ator de Scream 3, declarou: “O PlayStation 2 é para o mundo dos games o que o computador foi para a máquina de escrever. Não é apenas um luxo, mas uma necessidade.” (“PlayStation 2 is to the gaming world what the computer was to the typewriter. It’s not just an entertainment luxury, but a necessity.”)
— David Arquette, Ator
Recepção e audiência
Desde seu lançamento, o PlayStation 2 vendeu mais de 155 milhões de unidades mundialmente, tornando-se o console mais vendido da história. Além de um grande número de vendas, o console conquistou a adesão de diversas personalidades, como Justin Timberlake, que afirmou: “Eu jogo PlayStation 2 o tempo todo, não apenas na estrada. A ação de jogo é realmente fácil e tem os melhores gráficos.” (“I play PlayStation 2 all the time, not just on the road. The play action is really easy and has the best graphics.”)
— Justin Timberlake, Cantor
Tendências e mercado
O impacto do PlayStation 2 ajudou a moldar a V indústria de jogos, influenciando estúdios a aprimorar suas mecânicas de jogo e gráficos. Com a popularização de títulos como Grand Theft Auto e Madden NFL, a Sony viu um aumento considerável na base de jogadores. Nick Carter, do grupo Backstreet Boys, comentou sobre a experiência: “Eu tenho jogado PlayStation 2 desde que foi lançado. Levo para a turnê e jogo no ônibus.” (“I’ve been playing PlayStation 2 since it came out. I take it out on tour and play on the bus.”)
— Nick Carter, Cantor
A indústria de e-sports continue crescendo, atraindo novos públicos e aumentando o número de jogadores conectados em plataformas diversas. O futuro dos games parece promissor, com novos eventos, DLCs e inovações tecnológicas por vir, mantendo a cultura geek vibrante e em constante evolução.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)