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Ciência & Exploração

Pesquisa revela como ADHD estimula a criatividade

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Amsterdã — InkDesign News — Uma pesquisa inovadora apresentada no congresso ECNP, em Amsterdã, revela que indivíduos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tendem a ser mais criativos, um traço que pode estar vinculado à maior propensão ao devaneio mental espontâneo e deliberado. O estudo foi conduzido por Han Fang, do Radboud University Medical Centre, nos Países Baixos.

O Contexto da Pesquisa

O universo científico há tempos aponta possíveis conexões entre criatividade e TDAH, sobretudo devido à característica de pensamentos dispersos desse transtorno. Entretanto, estudos anteriores não haviam estabelecido claramente o papel do devaneio mental — conceito que engloba desde desvios involuntários de atenção até reflexões conscientes — nessa relação. Segundo a equipe, o objetivo foi elucidar como traços do TDAH influenciam tanto os desafios funcionais quanto as manifestações criativas dos indivíduos.

Resultados e Metodologia

A pesquisa envolveu 750 participantes provenientes de dois grupos distintos: um europeu, organizado pela ECNP, e outro do Reino Unido, composto por pacientes com TDAH e controles sem o diagnóstico. Os cientistas avaliaram a intensidade dos sintomas clássicos — desatenção, impulsividade e hiperatividade — e cruzaram esses dados com medidas padronizadas de criatividade, como propor usos originais para objetos do cotidiano, e a frequência dos diferentes tipos de devaneio.

“Previous research pointed to mind wandering as a possible factor linking ADHD and creativity, but until now no study has directly examined this connection. We conducted two studies, utilizing 2 different groups of ADHD patients and healthy controls, one from a European group curated by the ECNP, and a second study from a UK group. In total there were 750 participants. Separately analyzing results from 2 independent groups means that we can have greater confidence in the results.”

(“Pesquisas anteriores apontaram o devaneio mental como possível fator de ligação entre TDAH e criatividade, mas até agora nenhum estudo examinou essa conexão diretamente. Realizamos dois estudos, utilizando dois grupos diferentes de pacientes com TDAH e controles saudáveis, um de um grupo europeu organizado pela ECNP, e um segundo do Reino Unido. No total, foram 750 participantes. Analisar separadamente os resultados de dois grupos independentes aumenta a confiança nos dados.”)

— Han Fang, Pesquisador, Radboud University Medical Centre

Os resultados mostraram que, nos dois grupos, participantes com sintomas mais intensos também relatavam maiores níveis de devaneio — especialmente do tipo deliberado, no qual a pessoa permite conscientemente que seus pensamentos sigam caminhos alternativos. Esse tipo de devaneio se associou diretamente com maiores índices de criatividade.

“We found that people with more ADHD traits such as lack of attention, hyperactivity, or impulsivity, score higher on creative achievements in both studies. This supports previous research. Additionally, we found that mind wandering, particularly deliberate mind wandering, where people allow their ‘thoughts to wander on purpose,’ was associated with greater creativity in people with ADHD. This suggests that mind wandering may be an underlying factor connecting ADHD and creativity.”

(“Constatamos que pessoas com mais traços de TDAH, como falta de atenção, hiperatividade ou impulsividade, apresentam pontuação mais alta em realizações criativas nos dois estudos. Isso reforça pesquisas anteriores. Além disso, identificamos que o devaneio mental, particularmente o deliberado, esteve associado a maior criatividade nos participantes com TDAH. Isso sugere que o devaneio mental pode ser um fator subjacente a essa relação.”)

— Han Fang, Pesquisador, Radboud University Medical Centre

Implicações e Próximos Passos

Os achados levantam questões sobre como potencializar benefícios e mitigar dificuldades funcionais do TDAH. De acordo com Fang, programas de psicoeducação poderiam ser desenhados para ensinar pessoas com TDAH a transformar ideias espontâneas em produções criativas, enquanto intervenções em mindfulness poderiam ajudar a converter devaneios espontâneos em experiências mais deliberadas e produtivas.

O professor K.P. Lesch, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, reforça o valor social desse traço:

“Mind wandering is one of the critical resources on which the remarkable creativity of high-functioning ADHD individuals is based. This makes them such an incredibly valuable asset for our society and the future of our planet.”

(“O devaneio mental é um dos recursos essenciais em que se fundamenta a notável criatividade dos indivíduos com TDAH de alto funcionamento. Isso os torna um ativo incrivelmente valioso para nossa sociedade e para o futuro do planeta.”)

— K.P. Lesch, Professor de Psiquiatria Molecular, Universidade de Würzburg

À medida que a ciência avança, aprofundar a compreensão sobre a relação entre TDAH e criatividade poderá orientar novas estratégias pedagógicas e terapêuticas, valorizando talentos e promovendo inclusão. Novos estudos são necessários para replicar os achados e explorar suas aplicações práticas no cotidiano dos portadores de TDAH.

Fonte: (ScienceDaily – Ciência)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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