- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Pesquisa revela 700 anos de artefatos em ninhos de urubus

- Publicidade -
- Publicidade -

Granada — InkDesign News — Pesquisadores realizaram um estudo arqueológico inédito em 12 ninhos centenários do abutre-barbudo (Gypaetus barbatus) em montanhas do sul da Espanha, revelando a capacidade dessas estruturas de preservar vestígios históricos há quase 700 anos. O levantamento, resultado de cooperação entre o Instituto de Pesquisa de Caça e Vida Selvagem (Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos) e a Universidade de Granada, foi publicado recentemente no periódico Ecology.

O Contexto da Pesquisa

O abutre-barbudo, atualmente espécie mais ameaçada da avifauna europeia, é conhecido por construir ninhos sólidos em abrigos rochosos e cavernas de penhascos em cadeias montanhosas ao redor do mundo. Pesquisas anteriores mostraram que boa parte dos ninhos de aves são ocupações temporárias, mas os abutres-barbudos os utilizam por gerações, tornando-os potenciais cápsulas do tempo naturais. Similar a outros pássaros, a espécie utiliza materiais disponíveis — incluindo resíduos humanos — o que possibilita a conservação de artefatos históricos inadvertidamente por séculos.

Resultados e Metodologia

Entre restos de ovos, ossos de presas e materiais naturais, a equipe catalogou 226 objetos de origem humana, abrangendo desde armas, como virotas de besta e lanças de madeira, até artigos cotidianos, como uma sandália artesanal com 675 anos e um cesto trançado de aproximadamente 150 anos. Em seis anos de análise, foram empregados métodos de datação por carbono para determinar as idades dos itens localizados nos ninhos abandonados na região. Os pesquisadores também identificaram 2.117 ossos, 86 cascos e 43 fragmentos de casca de ovo, além de 11 amostras de pelos.

“Graças à solidez das estruturas dos ninhos do abutre-barbudo e à sua localização no Mediterrâneo ocidental… eles atuaram como museus naturais, conservando material histórico em boas condições”
(“Thanks to the solidity of bearded vulture nest structures and their locations in the western Mediterranean… they have acted as natural museums, conserving historical material in good condition”)

— Equipe de pesquisadores, Ecology

A pesquisa também destacou que a população do abutre-barbudo desapareceu do sul da Espanha entre 70 e 130 anos atrás, mas seus ninhos, dada a construção robusta, permanecem preservados como fontes arqueológicas valiosas.

Implicações e Próximos Passos

Os resultados ampliam a compreensão sobre o papel das aves na conservação inadvertida de bens culturais, tornando os ninhos dessas espécies ferramentas singulares para a arqueologia e história ambiental. As descobertas permitem aos cientistas traçar aspectos do cotidiano e das mudanças ambientais e culturais da região ao longo de séculos.

“Esses ninhos documentam não apenas a história dos abutres-barbudos, mas também do entorno humano, tornando-se arquivos naturais sem paralelo”
(“These nests document not just the bearded vultures’ story, but also that of the human environment, becoming unparalleled natural archives”)

— Pesquisador envolvido no estudo, Universidade de Granada

Diante da contínua ameaça de extinção — com apenas 309 casais reprodutores documentados em toda a Europa —, especialistas alertam que, sem medidas de conservação efetivas, os últimos ninhos da espécie poderão, ironicamente, conservar os resquícios materiais que explicariam sua própria extinção.

Ao apontar para o potencial multidisciplinar dessas cápsulas naturais, o estudo incentiva parcerias interdisciplinares entre arqueólogos, ecólogos e historiadores, visando aprofundar a investigação dos impactos humanos de longa duração sobre ecossistemas e espécies ameaçadas. O monitoramento dos ninhos restantes pode embasar medidas de conservação e subsidiar pesquisas sobre a interação histórica entre fauna e sociedade humana.

Fonte: (Popular Science – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!