
Image: Çağan Şekercioğlu / University of Utah
Salt Lake City — InkDesign News — Uma pesquisa de longo prazo liderada pelo biólogo conservacionista Çağan Şekercioğlu, da Universidade de Utah, resultou na criação do BIRDBASE, um banco de dados global que compila informações ecológicas e de história de vida de 11.589 espécies de aves, abrangendo 254 famílias. Publicado em 2024, o estudo detalha mais de duas décadas de coleta e análise sistemática de dados com foco em biogeografia, ecologia e estado de conservação.
O Contexto da Pesquisa
A necessidade dessa base de dados remonta a 1999, quando Şekercioğlu, então doutorando em Stanford, identificou uma lacuna crítica no conhecimento científico sobre aves e risco de extinção ligado à dieta dessas espécies. A inexistência de uma fonte global sobre o tema estimulou anos de trabalho com apoio de estudantes e voluntários, reunindo dados de livros, artigos de ornitologia e observações de campo.
“Percebi que essa estatística não existia porque ninguém havia analisado todas as aves do mundo e sua situação de ameaça com base na dieta.”
(“I realized that statistic doesn’t exist because nobody had analyzed all the birds of the world and their threat status based on diet.”)— Çağan Şekercioğlu, biólogo conservacionista, Universidade de Utah
Resultados e Metodologia
BIRDBASE foi desenvolvido a partir de dados provenientes das quatro principais listas taxonômicas internacionais, que nem sempre concordam entre si. O banco reúne 78 características ecológicas distintas, incluindo massa corporal, habitat, dieta, tipo de ninho, tamanho de ninhada, histórico de vida, faixa altitudinal e comportamento migratório. Entre os achados, destaca-se que 54% das espécies de aves são insetívoras, grupo sob constante pressão ambiental. O levantamento também aponta elevado risco de extinção para aves marinhas piscívoras, enquanto espécies frugívoras desempenham papel central na manutenção das florestas tropicais.
“Continuei atualizando e expandindo o BIRDBASE nos últimos 26 anos, com o auxílio de estudantes e voluntários.”
(“I continued updating and expanding BIRDBASE for the past 26 years, with the help of my students and volunteers.”)— Çağan Şekercioğlu, biólogo conservacionista, Universidade de Utah
Implicações e Próximos Passos
A abrangência e detalhamento do BIRDBASE oferecem subsídios para investigações sobre relações entre características ambientais e de traço nas aves, além de facilitar estudos sobre fatores associados ao risco de declínio populacional. Pesquisadores destacam o valor do banco de dados para embasar políticas de conservação e orientar estratégias globais voltadas à preservação das espécies, apesar de existirem lacunas a serem preenchidas em futuras versões.
O desenvolvimento contínuo do BIRDBASE é visto como fundamental para aprimorar o conhecimento sobre padrões ecológicos e biogeográficos das aves e auxiliar na elaboração de ações científicas e políticas de conservação mais robustas.
Fonte: (Popular Science – Ciência)