- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Pesquisa investiga por que chocolate de Dubai viraliza

- Publicidade -
- Publicidade -

Oxford — InkDesign News — Uma análise conduzida por pesquisadores da Universidade de Oxford detalha os fatores cerebrais, sensoriais e sociais por trás do avanço viral do chamado “Dubai chocolate”, um doce criado nos Emirados Árabes Unidos em 2021 e agora popular em diversos países, incluindo pelas redes sociais, segundo dados publicados este ano.

O Contexto da Pesquisa

O preço elevado dos pistaches, principal ingrediente do recheio do chocolate de Dubai, reflete não só tendências de mercado, mas também o impacto cultural de sua repentina popularidade. Originalmente desenvolvido pela empresa Fix Dessert Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos, o doce — chamado localmente de “Can’t Get Knafeh Of It” — se espalhou globalmente após viralizar em vídeos no TikTok e YouTube, onde seu contraste visual e textura marcantes tomaram destaque entre outros fenômenos recentes da cultura alimentar. A pesquisa de Charles Spence, psicólogo da Universidade de Oxford, tem explorado como a experiência sensorial e o apelo visual de determinados alimentos os tornam candidatos tão potentes à viralização.

Resultados e Metodologia

O estudo de Spence identifica fatores neurosensoriais que explicam o magnetismo do Dubai chocolate: a carapaça de chocolate ao leite, o creme de pistache com tahine e o kadayif (massa folhada desfiada) criam um contraste de cor e textura que favorece sua propagação em mídias visuais. A experiência estética é comparada a outras tendências, como pratos artisticamente emoldurados e utensílios inovadores. Segundo o pesquisador:

A atração inicial está no forte contraste visual. O chocolate cor caramelo contrasta com o verde saturado do pistache, tornando o produto atraente em vídeos e fotos
(“The treat’s initial lure—especially on social media—is its strong contrasting visuals. The caramel-colored milk chocolate clashes with the saturated green of the pistachio filling, making the entire dish pop in videos and photos.”)

— Charles Spence, Psicólogo, Universidade de Oxford

Além disso, o artigo aponta uma predisposição evolutiva para alimentos calóricos, reforçando a tendência do cérebro humano em desejar doces altamente energéticos. A popularidade crescente de vídeos de reação alimenta ainda mais o fenômeno:

Ver reações entusiasmadas de outras pessoas ao provar o chocolate informa ao cérebro que aquilo é algo que se deve experimentar
(“Seeing someone’s enthusiastic reaction to tasting the chocolate informs the brain that this is something you should sample personally.”)

— Charles Spence, Psicólogo, Universidade de Oxford

Implicações e Próximos Passos

Os resultados sugerem que a composição sensorial e a sensação de novidade pautam a velocidade de disseminação desses alimentos, cenário visto anteriormente com a introdução do sushi no Ocidente. A psicologia do “exótico” colabora para a adesão inicial desses produtos em mercados estrangeiros. Os especialistas avaliam que a ascensão do Dubai chocolate pode ser sintoma de um padrão mais amplo, impulsionado por plataformas digitais e pelo apetite humano a experiências diferenciadas. Novas pesquisas devem investigar como estímulos sensoriais complexos e a influência da mídia digital podem alterar comportamentos alimentares em escala global.

Para os estudiosos da alimentação e comportamentos de consumo, a trajetória do Dubai chocolate exemplifica o cruzamento entre psicologia evolutiva, cultura visual e economia alimentar — área que deve continuar atraindo a atenção de novas investigações multidisciplinares.

Fonte: (Popular Science – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!