- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Pesquisa identifica primeiro híbrido selvagem de grue jay no Texas

- Publicidade -
- Publicidade -

San Antonio, Texas — InkDesign News — Uma equipe de biólogos da Universidade do Texas em Austin confirmou, em setembro de 2023, a existência de um híbrido inédito entre o green jay (Cyanocorax yncas) e o blue jay (Cyanocitta cristata) nos arredores de San Antonio. O evento marca um dos primeiros registros de animal vertebrado híbrido parcialmente influenciado pelas mudanças climáticas, revelando novas fronteiras de pesquisa sobre a migração e adaptação de aves na América do Norte.

O Contexto da Pesquisa

As duas espécies de jays divergiram há cerca de 7 milhões de anos e até recentemente tinham habitats bem distintos. O green jay, nativo de regiões tropicais da América Central, limitava-se à fronteira entre México e Estados Unidos. Já o blue jay, prefere ambientes temperados do leste dos EUA, raramente sendo avistado além de Houston, Texas. No entanto, alterações nas médias de temperatura atribuídas à crise climática forçaram essas aves a expandirem seus territórios — green jays avançando para o norte e blue jays em direção ao oeste — culminando no encontro das espécies e geração do chamado “grue jay”.

Resultados e Metodologia

A confirmação do híbrido teve início com a análise de uma foto, publicada em maio de 2023 em uma comunidade virtual de observadores de aves. O ecologista Brian Stokes, da Universidade do Texas, localizou o exemplar em um quintal suburbano de San Antonio. O espécime foi capturado com rede de neblina, teve material sanguíneo coletado, foi anilhado e liberado. Exames genéticos posteriores confirmaram a origem híbrida do animal.

“O primeiro dia, tentamos capturá-lo, mas ele era realmente pouco cooperativo. Mas no segundo dia, tivemos sorte.”
(“The first day, we tried to catch it, but it was really uncooperative. But the second day, we got lucky.”)

— Brian Stokes, Ecologista, Universidade do Texas em Austin

Outros exemplos de híbridos animais já foram observados, porém geralmente após a introdução de espécies invasoras. Segundo o estudo, a ocorrência do grue jay pode ser considerada única devido à movimentação provocada por fenômenos climáticos e não por intervenção humana direta.

“A hibridização é provavelmente muito mais comum na natureza do que os pesquisadores sabem, pois existe uma grande dificuldade de relatar esses eventos.”
(“Hybridization is probably way more common in the natural world than researchers know about because there’s just so much inability to report these things happening.”)

— Brian Stokes, Ecologista, Universidade do Texas em Austin

Implicações e Próximos Passos

A identificação do grue jay destaca a crescente interferência das mudanças climáticas nos padrões de migração, contato e reprodução entre espécies. O caso de San Antonio é o primeiro registro documentado de híbrido selvagem formado exclusivamente por deslocamentos naturais de território, diferentemente do único outro registro, datado da década de 1960, que envolveu cruzamento controlado em laboratório.

A comunidade científica agora dirige esforços para monitorar possíveis novos cruzamentos, avaliar a viabilidade reprodutiva desses híbridos e compreender suas consequências ecológicas, sobretudo quanto à adaptação genética e sobrevivência. Especialistas apontam que a detecção desses eventos pode ser apenas a “ponta do iceberg” no contexto global das mudanças ambientais e seus impactos sobre a biodiversidade.

No futuro, pesquisadores pretendem expandir a vigilância em zonas de sobreposição de habitats, utilizando ferramentas genômicas e colaborando com comunidades de observadores para registrar ocorrências semelhantes. O acompanhamento dos grue jays poderá fornecer insights sobre a evolução acelerada de espécies sob pressão climática, com potenciais reflexos para conservação.

Fonte: (Popular Science – Ciência)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!