Ottawa Hospital usa AI para reduzir burnout em 70% e alcançar 97% de satisfação

São Paulo — InkDesign News — A inteligência artificial (IA), especialmente os modelos de linguagem de grande escala (LLM) e técnicas de deep learning, vem sendo aplicada em hospitais para otimizar rotinas clínicas e melhorar a experiência de pacientes e médicos. Um exemplo prático é a integração do Microsoft DAX Copilot no The Ottawa Hospital (TOH), que tem mostrado impacto positivo em eficiência e redução de burnout médico.
Tecnologia e abordagem
O DAX Copilot é uma ferramenta de IA embutida na plataforma eletrônica de registros de saúde Epic, que utiliza LLMs ajustados com um vasto repositório de dados clínicos. A tecnologia captura as conversas entre médicos e pacientes via aplicativo móvel, gerando automaticamente notas clínicas preliminares em tempo real. O sistema extrai detalhes contextuais da interação, como sintomas, diagnóstico e planos de tratamento, para serem revisados e finalizados pelo médico. Modelos especializados são calibrados para diferentes especialidades médicas, aumentando a precisão dos resumos.
Aplicação e desempenho
No TOH, o uso do DAX Copilot já economizou sete minutos por consulta, reduzindo em 70% o burnout relatado pelos clínicos e gerando uma experiência equivalente ou melhor para 93% dos pacientes. “Acesso ao cuidado é provavelmente um dos maiores desafios enfrentados pelos pacientes,” afirmou Glen Kearns, EVP e CIO do TOH. (“Access to care is probably one of the biggest issues patients face”) — Glen Kearns, EVP e CIO, The Ottawa Hospital. O sistema diminui a carga cognitiva dos médicos durante atendimentos, que podem focar no paciente ao invés da documentação.
Impacto e mercado
Além de acelerar a documentação, a IA contribui para aumentar o throughput de pacientes por médico, ajudando a mitigar a escassez global de profissionais de saúde. O TOH também experimenta avatares digitais multilíngues, capazes de interpretar expressões faciais e sentimentos para melhorar a comunicação clínica e o monitoramento pós-alta. “Queremos apoiar os pacientes de forma mais robusta do que hoje conseguimos,” disse Kearns. (“We want to really try to support and serve patients more robustly than we can today”) — Glen Kearns, EVP e CIO, The Ottawa Hospital.
Próximos passos incluem a integração dos assistentes digitais diretamente com o Epic para ações automatizadas pós-consulta, como pedidos e autorizações, além de expandir o uso em biomarcadores e determinantes sociais de saúde. A abordagem demonstra o potencial da IA generativa aplicada à saúde para transformar o modelo reativo atual em um sistema mais proativo.
Fonte: (VentureBeat – AI)
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