Novos padrões ANSI/A3 melhoram a segurança em robôs industriais

Ann Arbor, MI — InkDesign News — A Association for Advancing Automation (A3) lançou a nova norma ANSI/A3 R15.06-2025, atualizando, pela primeira vez em mais de uma década, os requisitos de segurança para robôs industriais e sistemas robóticos. A revisão, divulgada recentemente, estabelece marcos significativos no campo da segurança robótica.
Tecnologia aplicada
A norma ANSI/A3 R15.06-2025 abrange requisitos de segurança para robôs industriais e aplicações em células robóticas. A primeira parte do documento descreve os padrões de segurança necessários para a operação segura de robôs industriais, enquanto a segunda parte foca nos requisitos de segurança em aplicações industriais e nas células robóticas envolvidas. Novos conteúdos foram adicionados, abordando dispositivos de finalização (end effectors) e procedimentos manuais de carga e descarga, que derivam das normas ISO/TR 20218-1 e ISO/TR 20218-2.
Desenvolvimento e testes
O desenvolvimento da norma passé por rigorosos processos de avaliação e teste, garantindo a integração efetiva de diretrizes para aplicações de robôs colaborativos, consolidando as exigências da ISO/TS 15066. A norma também introduziu requisitos de segurança cibernética, considerados na implementação de sistemas, reforçando a proteção dos dados e operações industriais. O novo formato de norma assegura que as diretrizes sejam compreensíveis e aplicáveis, favorecendo tanto fabricantes quanto integradores.
Impacto e aplicações
Jeff Burnstein, presidente da A3, afirmou:
A publicação desta norma de segurança é talvez a coisa mais importante que a A3 pode fazer, pois impacta diretamente a segurança de milhões de pessoas que trabalham em ambientes industriais ao redor do mundo.
(“Publishing this safety standard is perhaps the most important thing A3 can do, as it directly impacts the safety of millions of people working in industrial environments around the world.”)— Jeff Burnstein, Presidente, A3
Com a adoção da norma ANSI/A3 R15.06-2025, espera-se que empresas aumentem a segurança operacional, reduzindo riscos de acidentes e garantindo a conformidade com requisitos legais. O investimento em conformidade não só eleva a segurança como também promete um retorno significativo sobre o investimento ao diminuir interrupções e danos.
A3 planeja publicar uma terceira parte, incluindo requisitos de segurança para os usuários de células robóticas industriais, que será disponibilizada gratuitamente para aqueles que adquirirem a norma completa atualmente.
A adoção da norma ANSI/A3 R15.06-2025 representa um avanço crucial para o setor, promovendo a integração de tecnologias inteligentes em ambientes industriais. A expectativa é que isso contribua para um futuro mais seguro e eficiente na robótica industrial.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)