
São Paulo — InkDesign News — Com um enredo centralizado em um universo de jogos e cultura geek, Tron: Ares (2025) busca reviver uma franquia icônica ao lado de estrelas como Jared Leto e Jeff Bridges, enfrentando desafios significativos.
Lançamento e features
O filme, cujo lançamento está marcado para 10 de outubro de 2025, é uma sequência de Tron: Legacy (2010) e se passa em um mundo onde Leto interpreta Ares, um programa avançado enviado para interagir com o mundo real. A trama gira em torno da rivalidade entre empresas de jogos em um metaverso, onde Ares é inicialmente um vilão, mas acaba se juntando a um grupo de heróis, incluindo o icônico personagem de Bridges. O diretor Joachim Rønning, conhecido pelo filme Maleficent: Mistress of Evil, promete uma experiência visual e sonora intrigante, com uma trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross.
Recepção e audiência
A primeira onda de críticas não foi favorável. Como Peter Bradshaw do The Guardian observa, “não há drama ou interesse humano em lugar algum” (“There is no drama or jeopardy or human interest anywhere”) e muitos críticos destacaram a falta de inovação visual. O portal IGN classifica o filme como mediano, atribuindo uma nota 5, mencionando que “honestamente, aumentei de 4 apenas por causa do Nine Inch Nails” (“I bumped it up from a 4 just because of Nine Inch Nails”). Em contrapartida, GamesRadar deu 2.5 estrelas, criticando a performance de Leto como “totalmente não convincente” (“thoroughly unconvincing”).
Tendências e mercado
O filme é um reflexo de uma tendência crescente no cinema de Hollywood, na qual grandes estúdios buscam reviver franquias clássicas em resposta a padrões de consumo de mídia em constante mudança. A mistura de nostalgia e tentativas de inovação pode atrair jogadores e fãs, mas também enfrenta críticas por rebooter a cultura existente. Segundo David Ehrlich do IndieWire, a performance de Leto pode ser interpretada como “utopicamente crível” (“utterly believable”) em seu papel de um AI desprovido de alma tentando entender a humanidade.
À medida que o lançamento se aproxima, o filme deve movimentar discussões sobre o futuro das narrativas de jogos e seu impacto na cultura pop. Eventos relacionados ao lançamento, como streams de análise e discussões em fóruns de e-sports, provavelmente aumentarão a audiência e engajamento no mundo dos games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)