
São Paulo — InkDesign News — O universo dos games e da cultura geek está em constante transformação, particularmente com as recentes revelações da Microsoft sobre o futuro da Xbox, que sugerem uma nova abordagem no desenvolvimento de hardware e integração com o sistema operacional Windows.
Lançamento e features
Em uma recente apresentação, a Microsoft anunciou uma parceria estratégica com a AMD para co-desenvolver silício para seus próximos consoles Xbox. “Estou entusiasmada em compartilhar que estabelecemos uma parceria estratégica de vários anos com a AMD para co-engenharia de silício em um portfólio de dispositivos, incluindo nossos consoles Xbox de próxima geração”
“Estamos avançando no estado da arte em silício para jogos, a fim de entregar a próxima geração de inovações gráficas”
(“We’re advancing the state of the art in gaming silicon to deliver the next generation of graphics innovation”)— Sarah Bond, Presidente, Xbox
.
O foco está em manter a compatibilidade com a biblioteca existente de games, além do suporte a dispositivos variados através da nova proposta de um sistema multiplataforma. Exemplos incluem os novos handhelds Xbox Ally, que rodam uma versão otimizada do Windows, prometendo a experiência do Xbox em movimento.
Recepção e audiência
A expectativa em torno da nova geração de consoles é alta, especialmente considerando que a Microsoft pretende abrir o Xbox para novos mercados. “O futuro do Xbox não está amarrado a uma única loja ou dispositivo”
“Isso abre as portas para novos hardwares que podem suportar plataformas como Steam”
(“This opens the door to new hardware potentially supporting things like Steam”)— Sarah Bond, Presidente, Xbox
.
Com o crescimento do segmento de jogos para PC, a Microsoft reconhece que a maioria dos jogos jogados atualmente roda no Windows, que continua a ser a plataforma dominante. Em 2022, aproximadamente 1,4 bilhão de usuários de PC estavam jogando, refletindo a relevância desse mercado.
Tendências e mercado
A estratégia de “Play Anywhere” da Microsoft sugere uma nova dinâmica na indústria, permitindo que jogos sejam jogados em múltiplos dispositivos, incluindo consoles, PCs e até mesmo através da nuvem com o Game Pass. Contudo, tais alterações levantam questões sobre como os jogos da Xbox, que não foram portados para PC, serão acessados pelos jogadores.
“Tudo, em qualquer lugar, sempre que você quiser”
(“Everything, everywhere, whenever you want”)— Tom Warren, The Verge
.
As inovações pretendidas visam não só modernizar o hardware da Xbox, mas também alinhar a experiência de jogo com as expectativas contemporâneas do público gamer. Contudo, a transição pode exigir investimentos significativos. A necessidade de justificar desempenho financeiro dentro da estrutura corporativa da Microsoft pode influenciar essa curva de transformação.
Nos próximos meses, as expectativas se concentram no que a Microsoft apresentará na E3 2024 e em outros eventos, especialmente no que diz respeito ao lançamento de novos DLCs e novas experiências de jogo que reforcem seu comprometimento com o futuro da cultura geek e dos e-sports.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)