
São Paulo — InkDesign News — Os vencedores do ZWO Astronomy Photographer of the Year Awards de 2025 foram anunciados, revelando uma série de imagens impressionantes do céu noturno, incluindo galáxias, nebulosas e a Lua da Terra. O evento destacou a notável diversidade e complexidade das imagens capturadas por astrofotógrafos de todo o mundo.
Detalhes da missão
O concurso deste ano, o 17º da Royal Observatory Greenwich em parceria com a fabricante de câmeras de astronomia ZWO, registrou mais de 5.800 inscrições em várias categorias. Os resultados foram apresentados em uma cerimônia transmitida ao vivo em 11 de setembro. O grande prêmio foi conquistado por uma imagem impressionante do Andromeda Galaxy, de Weitang Liang, Qi Yang e Chuhong Yu, que será exposta no National Maritime Museum, no Reino Unido, a partir de 12 de setembro.
Tecnologia e objetivos
As imagens vencedoras foram capturadas com tecnologia de ponta, incluindo câmeras modificadas e telescópios de alto desempenho. Por exemplo, a imagem do Andromeda foi realizada com um telescópio de 20 polegadas e um conjunto de filtros, resultando em detalhes sem precedentes na estrutura da galáxia. O uso de técnicas avançadas permitir também a captura de fenômenos como as auroras, a exemplo da obra de Kavan Chay, que registrou auroras durante uma tempestade geomagnética acima da Nova Zelândia.
“Uma vez mais, o ZWO Astronomy Photographer of the Year oferece algumas das melhores astrofotografias do mundo.”
(“Once again, ZWO Astronomy Photographer of the Year offers up some of the best astrophotography in the world.”)— Dr. Ed Bloomer, Astrônomo, Royal Observatory Greenwich
Próximos passos
Os vencedores pretendem colaborar com especialistas em astrofísica e outras áreas para investigar novas maneiras de observar e documentar o cosmos. Além disso, as imagens ganharão destaque em exposições, ampliando o público e interesse pela astronomia. A combinação de ciência e arte continua a impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias na astrofotografia, estimulando um crescente avanço nas descobertas espaciais.
“A Andromeda Galaxy foi fotografada de tantas maneiras que é difícil imaginar que uma nova foto pudesse adicionar algo ao que já vimos. Mas isso faz exatamente isso.”
(“The Andromeda Galaxy has been photographed in so many different ways and so many times with telescopes that it is hard to imagine a new photo would ever add to what we’ve already seen. But this does just that.”)— László Francsics, Astrofotógrafo, Juiz
A competição de astrofotografia não apenas exalta a arte e a beleza do cosmos, mas também contribui significativamente para nosso entendimento e apreciação do universo, incentivando futuras gerações a explorar as maravilhas do espaço.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)