- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA prevê auroras em mais de 7 estados dos EUA hoje

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Observadores de céu em partes do norte dos Estados Unidos terão a oportunidade de testemunhar uma exibição de luzes do norte na noite de hoje, 1º de outubro, em razão das condições de tempestade geomagnética que continuam a afetar o campo magnético da Terra.

Detalhes da missão

A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) emitiu um alerta de tempestade geomagnética G2 (moderada) para hoje. As condições de tempestade geomagnética devem persistir até a noite, devido aos efeitos remanescentes de um fluxo solar de alta velocidade com velocidade entre 700 e 800 quilômetros por segundo.

Estudos indicam que a aurora boreal pode se estender mais ao sul do que o habitual, proporcionando uma visão das luzes do norte para observadores em vários estados do norte dos EUA, dependendo das condições meteorológicas e da poluição luminosa.

Tecnologia e objetivos

Com base na previsão do índice Kp da NOAA, a tempestade geomagnética deve atingir seu pico entre 17h e 20h EDT (21h a 0h UTC), com o índice Kp estimado em 5,67, o que se enquadra nos níveis G2. Na sua atualização, a NOAA apontou que o ambiente solar continua altamente perturbado e que há uma possibilidade de que condições G3 (fortes) se manifestem, caso o campo magnético continue a oscilar para o sul.

A possibilidade de visibilidade da aurora pode se estender para partes de Michigan, Nova York e norte de Illinois, especialmente em áreas com céus limpos e escuros.
(“The possibility for visibility of the aurora could extend to parts of Michigan, New York, and northern Illinois, especially in areas under clear, dark skies.”)

— NOAA, Agência Meteorológica Nacional dos EUA

Próximos passos

Para os habitantes dos sete estados dos EUA listados, recomenda-se que se dirijam a locais escuros, longe das luzes da cidade, e busquem uma vista voltada para o norte com um horizonte claro. Os observadores devem ficar atentos ao céu entre meia-noite e 2 da manhã, mas devem permanecer vigilantes assim que a escuridão chegar.

“As auroras são extremamente imprevisíveis, então mesmo que você esteja na linha de visão, precisará de céus sem nuvens, mínima poluição luminosa e uma visão clara para o norte para capturar o espetáculo.”
(“Auroras are highly unpredictable, so even if you’re within the view line, you’ll still need cloud-free skies, minimal light pollution, a clear view northward and a bit of luck to catch the display.”)

— Especialista em meteorologia, NOAA

O impacto desses eventos na compreensão da ciência espacial continua a ser significativo, aumentando nosso conhecimento sobre as relações entre a Terra e o Sol.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!