- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA prepara público para eclipse solar anelar de 2026

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — No dia 17 de fevereiro de 2026, um eclipse solar anular será visível a partir de uma remota região da Antártica, onde a lua cobrirá 96% do centro do sol, formando um “anel de fogo” por até 2 minutos e 20 segundos.

Detalhes da missão

O caminho do eclipse será restrito a regiões isoladas da Antártica, podendo ser observado por um número limitado de pessoas. A passagem do eclipse terá a duração total de cerca de 59 minutos, com seu pico às 12:41 UTC. As principais localidades de observação incluem a Estação Concordia, onde o “anel de fogo” será visível por 2 minutos e 1 segundo, e a Estação Mirny, que poderá observar o fenômeno por 1 minuto e 52 segundos.

Tecnologia e objetivos

A Estação Concordia, uma instalação de pesquisa franco-italiana com apenas 16 cientistas, é considerada o melhor local para observar o fenômeno, apesar das temperaturas extremas que podem chegar a -80 graus Celsius. Um dos objetivos da observação é calibrar satélites de observação da Terra, utilizando um complicado sistema de medição atmosférica que inclui torres e telescópios. “É possível que apenas algumas pessoas vejam este eclipse da zona anular”, explicou Jay Anderson, meteorologista especializado em eclipses.

A cobertura de nuvens é provável, tornando difícil a observação do fenômeno da superfície.
(“Cloud cover is likely, making it difficult to observe the phenomenon from the surface.”)

— Jay Anderson, Meteorologista

Próximos passos

Pesquisadores e cientistas estão se preparando para o evento, realizando investigações sobre as condições climáticas e suas implicações para a observabilidade do eclipse. Expectativas de eventos similares já estão sendo discutidas, como o eclipse anular que ocorrerá no dia 6 de fevereiro de 2027. A Antártica, sendo um dos lugares mais frios da Terra, apresenta desafios logísticos significativos para pesquisadores e turistas, limitando o acesso a condições climáticas adversas.

Este eclipse é um marco importante para a exploração científica, pois oferece uma oportunidade rara para o estudo da interação entre luz solar e fenômenos atmosféricos nas condições extremas da Antártica.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!