
Houston — InkDesign News — A NASA está prestes a realizar uma missão histórica ao enviar astronautas à órbita lunar pela primeira vez neste século. A missão Artemis 2, que inclui quatro astronautas, poderá decolar no dia 5 de fevereiro de 2026, com possibilidades de antecipação dependendo das condições operacionais.
Detalhes da missão
A missão Artemis 2 terá duração de 10 dias e envolverá uma trajetória de “retorno livre”, enviando os astronautas ao redor da lua em um caminho que garantirá seu retorno à Terra sem entrar em órbita lunar. Segundo os gestores da missão, os astronautas irão percorrer pelo menos 5.000 milhas náuticas (aproximadamente 9.260 quilômetros) além da lua, o que os levará a uma altitude inédita para uma tripulação.
“Estamos juntos assistindo a história: Estamos retornando à lua depois de mais de 50 anos”
(“We together have a front-row seat to history: We’re returning to the moon after over 50 years.”)— Lakiesha Hawkins, Administradora Adjunta Interina da NASA
Tecnologia e objetivos
Artemis 2 será lançada com o foguete Space Launch System (SLS), projetado para suportar missões tripuladas. O projeto inclui inovações significativas em segurança e confiabilidade, especialmente após os desafios enfrentados pela missão Artemis 1, que lançou uma cápsula Orion em novembro de 2022. A equipe de Artemis 2 está adotando medidas para mitigar problemas anteriores relacionados ao escudo térmico e vazamentos de hidrogênio.
“Aprendemos muito durante Artemis 1 sobre a relação entre as taxas de fluxo e preços, fundamentais para evitar vazamentos”
(“We learned an awful lot during Artemis 1 about the relationship between the flow rates, the pressures and how those manifest, or could manifest, into leaks.”)— Charlie Blackwell-Thompson, Diretora de Lançamento da NASA para Artemis 2
Próximos passos
Os próximos meses serão críticos para a equipe da Artemis 2, que se concentra na finalização do foguete, atualmente quase completo no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A cápsula Orion será acoplada ao veículo nos próximos dias, e a NASA planeja apresentá-la em outubro. As operações de teste e os preparativos continuarão, com um foco constante na segurança da tripulação.
O impacto da missão Artemis 2 no futuro da exploração espacial é profundo. Ao permitir um retorno humanos à lua, a NASA pavimenta o caminho para futuras investigações que poderão incluir missões de tempo prolongado e colonização lunar, ampliando nosso entendimento do espaço e nossos limites como espécie.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)