
São Paulo — InkDesign News — Astrônomos identificaram uma vasta corrente de hidrogênio neutro que conecta duas galáxias, NGC 4532 e DDO 137, atualmente em queda na direção do aglomerado de galáxias Virgem, a uma velocidade de 880 quilômetros por segundo.
Detalhes da missão
As observações foram realizadas como parte de um estudo piloto para o Widefield ASKAP L-Band Legacy All-sky Survey (WALLABY), com o intuito de examinar a dinâmica do gás neutro em galáxias e entender o impacto das forças cósmicas sobre ele. Os pesquisadores visam elucidar como a gravidade e a pressão moldam esse gás, crucial para a formação estelar. A pesquisa foi publicada em 23 de setembro na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Tecnologia e objetivos
Os dados foram coletados utilizando o radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (ASKAP). Este telescópio oferece uma visão única do cosmos, permitindo que os cientistas identifiquem a estrutura do gás que circunda as galáxias. Segundo o astrônomo Lister Staveley-Smith, que liderou a pesquisa, “nossas simulações mostraram que as forças de maré atuando entre essas galáxias, juntamente com sua proximidade ao imenso Aglomerado de Virgem, desempenharam um papel crucial na dinâmica do gás que observamos”
“Our modeling showed that the tidal forces acting between these galaxies, alongside their proximity to the massive Virgo Cluster of galaxies, played a crucial role in the gas dynamics we observed.”
(“Nossos modelos mostraram que as forças de maré atuando entre essas galáxias, juntamente com sua proximidade ao massivo aglomerado de Virgem, desempenharam um papel crucial na dinâmica do gás que observamos.”)— Lister Staveley-Smith, Astrônomo, Universidade da Austrália Ocidental
.
Próximos passos
As futuras investigações em colaboração com o WALLABY incluirão um estudo mais aprofundado sobre a relação entre o gás neutro e a formação de estrelas. A execução deste trabalho colaborativo deve proporcionar novas informações sobre a evolução das galáxias em um contexto cósmico mais amplo. Através das observações continuadas, os cientistas esperam entender melhor as complexidades da estrutura do universo.
“Entender essas pontes gasosas e suas dinâmicas fornece insights críticos sobre como as galáxias evoluem ao longo do tempo, como o gás galáctico é redistribuído e as diversas condições que influenciam a formação de estrelas”
“Understanding these gas bridges and their dynamics provides critical insights into how galaxies evolve over time, how galactic gas is redistributed and the varying conditions under which galaxies may or may not form stars.”
(“Compreender essas pontes gasosas e suas dinâmicas fornece insights críticos sobre como as galáxias evoluem ao longo do tempo, como o gás galáctico é redistribuído e as diversas condições sob as quais galáxias podem ou não formar estrelas.”)— Lister Staveley-Smith, Astrônomo, Universidade da Austrália Ocidental
.
A descoberta da conexão entre NGC 4532 e DDO 137, e suas implicações na dinâmica galáctica, contribui significativamente para o avanço da exploração espacial e ampliação do conhecimento humano sobre a formação e evolução das galáxias.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)