- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA observa cometa Lemmon iluminar o céu em outubro

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O cometa C/2025 A6 (Lemmon) está se tornando cada vez mais visível, com previsão de que alcance visibilidade a olho nu em meados de outubro, conforme se aproxima do Sol e da Terra.

Detalhes da missão

O cometa Lemmon, descoberto em janeiro, viu seu brilho aumentar de magnitude +21.5 para aproximadamente +5.7, conforme os dados do Comet Observation Database (COBS) da Crni Vrh Observatory, na Eslovênia. Este aumento o posiciona acima do limite de +6, que é a detecção máxima de olho nu em condições de céu escuro. No entanto, a luz da lua minguante pode dificultar a visualização nas semanas seguintes.

O pico da aproximação do cometa à Terra ocorrerá em 21 de outubro, quando será visível na constelação do Boötes, conhecida como o Pastor. Lemon passará próximo a estrelas notáveis, como Alkaphrah na Ursa Maior e Cor Caroli na constelação Canes Venatici.

Tecnologia e objetivos

Cometas, como Lemmon, tornam-se mais ativos e brilhantes à medida que se aproximam do Sol, quando o calor vaporiza suas composições geladas. Essa atividade resulta em uma coma central gaseificada e caudas que transportam partículas de poeira refletivas. Observações cuidadosas revelam que, se o brilho do cometa continuar a aumentar, ele poderá se tornar um alvo impressionante para observadores amadores, especialmente aqueles utilizando binóculos e telescópios.

“Se o Cometa Lemmon continuar seu aumento de brilho, poderá se tornar um alvo visual atraente nas próximas semanas.”
(“If Comet Lemmon continues its current brightening trend, it could become a beautiful, hazy naked eye target in the coming weeks.”)

— Autor, Space.com

Próximos passos

Após sua passagem pela Terra, o cometa seguirá para a constelação Serpens entre 26 e 27 de outubro. O melhor momento para observá-lo mudará ao longo do mês; enquanto no início de outubro estava posicionado no horizonte nordeste antes do amanhecer, eventualmente migrará para o céu noturno noroeste durante sua aproximação.

“O horário ótimo para procurar o cometa mudará dependendo da fase lunar.”
(“The optimal hour to search for the comet will shift depending on the time of the month in which you are looking.”)

— Autor, Space.com

Amantes da astronomia também poderão encontrar orientações sobre como capturar imagens do cometa, além de sugestões de equipamentos ideais para astrofotografia.

O impacto da descoberta do Cometa Lemmon é significativo, contribuindo para um entendimento mais profundo dos corpos celestes que orbitam nosso sistema solar e enriquecendo o conhecimento humano sobre a dinâmica espacial.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!