- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA observa cometa C/2025 R2 (SWAN) a caminho da Terra

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um novo cometa descoberto, denominado C/2025 R2 (SWAN), está prestes a cruzar o céu noturno. A descoberta ocorreu entre 5 e 9 de setembro, quando o astrônomo amador Vladimir Bezugly observou imagens de baixa resolução do câmera SWAN, alojada no Observatório Solar e Heliosférico (SOHO).

Detalhes da missão

O cometa SWAN foi formalmente designado em 15 de setembro de 2025. A partir de observações realizadas entre 12 e 14 de setembro, Syuichi Nakano, do Central Bureau for Astronomical Telegrams, determinou que o cometa passou pelo periélio — seu ponto mais próximo do sol — em 12 de setembro a uma distância de 75,20 milhões de quilômetros. O cometa está atualmente se afastando do sol, mas se aproximando da Terra, onde alcançará seu ponto mais próximo (perigeu) em 21 de outubro, a 40,38 milhões de quilômetros de distância.

Tecnologia e objetivos

A magnitude do cometa foi avaliada em +7, colocando-o um pouco além do alcance da visão a olho nu sob céus escuros. “Na minha memória, esta é uma das descobertas de cometas mais brilhantes já feitas a partir de imagens SWAN”, afirmou Bezugly.
(“In my memory, this is one of the brightest comet discoveries ever made on SWAN imagery.”)

“Com grande binóculo, no entanto, é possível avistá-lo facilmente.”
(“Good binoculars, however, can readily bring it into view.”)

— Vladimir Bezugly, Astrônomo Amador

O cometa exibe uma cabeça ou coma pequena e condensada, com uma cauda fina e tênue que se estende por aproximadamente 2 graus. Apesar de seu teor gasoso predominantemente, isso proporciona um brilho azul-esverdeado, ativado pela radiação ultravioleta solar.

Próximos passos

As previsões de brilho quanto ao cometa indicam que ele pode atingir magnitudes entre +6 e +7 durante a terceira semana de outubro, uma época que coincidirá com sua aproximação à Terra. Embora observadores tenham notado sua trajetória, a visibilidade é um desafio, especialmente em áreas com poluição luminosa.

“O desafio será para aqueles localizados em regiões afetadas pela poluição luminosa.”
(“Sighting comet SWAN may prove to be rather difficult for locations that are plagued by light pollution.”)

— Joe Rao, Colunista de Astronomia

O cometa estará visível principalmente no Hemisfério Sul, mas à medida que se mover pelo céu, começará a ascender mais ao norte, facilitando a observação. Os olhares estarão voltados para a sua trajetória, que atravessará constelações como Libra e Escorpião.

O avanço nas observações de cometas oferece uma compreensão mais profunda sobre a composição e os comportamentos de objetos celestiais, contribuindo para o conhecimento humano e a exploração espacial.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!