
São Paulo — InkDesign News — Uma rara e impressionante conjunção celeste ocorrerá na manhã de quinta-feira, 19 de setembro, com o surgimento de uma fina crescente da lua, o planeta Vênus e a estrela Régulus, visíveis no horizonte leste-nordeste.
Detalhes da missão
O evento astronômico acontecerá por volta das 5h15, horário local, quando a lua, iluminada apenas em 6%, se reunirá com Vênus e Régulus, formando um interessante alinhamento no céu. Esse agrupamento aparecerá a cerca de 10 graus acima do horizonte, aproximadamente a largura de um punho esticado. Para observar esse fenômeno, é essencial ter uma visão desobstruída do horizonte.
Tecnologia e objetivos
A formação irá incluir três corpos celestes: a lua, Vênus e Régulus, com paredes de distância consideráveis. O fenômeno da “luz da terra”, que ilumina parcialmente a lua, será visível, permitindo que os observadores percebam a lua cheia como uma esfera fantasmagórica sepultada em uma luz azulada. “Essencialmente, o que você está testemunhando é uma ilusão de perspectiva, já que estamos adotando diferentes distâncias”, explica um especialista no assunto.
“Isso é um lembrete visual da beleza e do vasto espaço que nos rodeia
(“This is a visual reminder of the beauty and vastness of space surrounding us”)— Joe Rao, Professor e Palestrante, Hayden Planetarium
Próximos passos
À medida que nos aproximamos de outubro, os astrônomos amadores podem se preparar para a observação de outros eventos celestiais, como chuvas de meteoros e fases lunares. A notoriedade do mês de setembro como um ótimo período para a observação do céu é amplamente reconhecida, devido à combinação de noites mais frescas e céus mais limpos. “O mês de setembro é provavelmente o melhor para o céu noturno”, comenta um astrônomo local.
“As temperaturas mais amenas e os céus mais limpos oferecem uma janela ideal para observações astronômicas
(“Milder temperatures and clearer skies provide an ideal window for astronomical observations”)”— Especialista em Astrofísica
Esta conjunção é um lembrete do impacto contínuo que a observação celeste tem em nossa compreensão do universo e na promoção do interesse pela ciência. Eventos como este não apenas inspiram a próxima geração de astrônomos, mas também contribuem para o avanço do conhecimento humano em astronomia.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)