- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA identifica fratura em estrutura cósmica usando observatório X-ray

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma recente análise do centro da galáxia Via Láctea revelou uma estrutura filamental de 230 anos-luz, chamada G359.13142-0.20005 ou “a Cobra”, danificada por um impacto provável de um pulsares. O fenômeno foi capturado por imagens combinadas dos observatórios de raios X e rádio entre fevereiro e abril de 2024.

Detalhes da missão

A observação foi realizada utilizando dados do Observatório de Raios X Chandra da NASA combinados com informações captadas a partir do radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul, e do Very Large Array (VLA), no Novo México, Estados Unidos. Esses instrumentos permitiram mapear um filamento de rádio no centro galáctico, revelando uma “fratura” na estrutura causada por um pulsar — uma estrela de nêutrons girando rapidamente e emitindo pulsos regulares de radiação.

O filamento, localizado a cerca de 26 mil anos-luz da Terra, possui aproximadamente 230 anos-luz de extensão. O impacto do pulsar, cuja velocidade estimada varia entre 1,6 e 3,2 milhões de km/h, distorceu o campo magnético dentro da estrutura, gerando o efeito de “fratura”.

Tecnologia e objetivos

O Observatório de Raios X Chandra, projetado para detectar emissões de alta energia no universo, foi fundamental para identificar o ponto de colisão do pulsar, visível em azul na composição da imagem. O MeerKAT e o VLA ofereceram dados de rádio que delineiam o filamento conhecido como G359.13, explorando ondas eletromagnéticas invisíveis ao olho humano que se propagam ao longo de campos magnéticos galácticos.

““The ghostly structure isn’t a real bone, but rather a galactic center filament, one of many massive structures created by radio waves threaded along magnetic fields at the center of the Milky Way galaxy.”
“A estrutura fantasmagórica não é um osso real, mas sim um filamento do centro galáctico, uma das muitas estruturas massivas criadas por ondas de rádio enredadas ao longo de campos magnéticos no centro da galáxia Via Láctea.”

— F. Yusef-Zadeh et al, Northwestern University, NASA/CXC

““Scientists suspect that the pulsar slammed into G359.13 at a staggering speed between one million and two million miles per hour (1.6 million to 3.2 million km per hour).”
“Cientistas suspeitam que o pulsar colidiu com G359.13 a uma velocidade impressionante entre um milhão e dois milhões de milhas por hora (1,6 a 3,2 milhões de km/h).”

— Equipe de Pesquisa, NASA/CXC

Próximos passos

Os pesquisadores planejam monitorar futuros impactos e mudanças na estrutura do filamento ao longo das próximas décadas, a fim de entender a evolução dos campos magnéticos solares e a dinâmica de impactos de estrelas compactas. Além disso, há intenção de combinar dados com outras missões orbitais para investigar o efeito de pulsares em estruturas galácticas similares, expandindo o conhecimento sobre a física dos centros galácticos.

Esse estudo, publicado em maio de 2024 no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, contribui para a compreensão das complexas interações no núcleo da nossa galáxia, aprofundando o entendimento da influência de objetos compactos e seus efeitos mecânicos e eletromagnéticos no ambiente interestelar.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!