- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA estuda colisões de partículas em foguetes científicos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A pesquisa em física de partículas avançou significativamente com a utilização de aceleradores, dispositivos que aceleram partículas subatômicas a velocidades próximas à da luz para colisões, revelando aspectos fundamentais da matéria.

Detalhes da missão

Os aceleradores de partículas, como o Grande Colisor de Hádrons (LHC), operado pelo CERN, possuem a capacidade de criar condições semelhantes às do Big Bang. O LHC, com uma circunferência de 27 km, colide prótons a uma energia de 14 tera electron volts. Este trabalho é realizado em um ambiente altamente controlado, onde o vácuo e a temperatura extremamente baixa permitem a observação de partículas transitórias que compõem o universo.

Tecnologia e objetivos

Os aceleradores utilizam complexos campos elétricos e magnéticos para guiar e acelerar as partículas. No caso do LHC, 36 mil toneladas de ímãs são resfriadas a menos de 273,1 graus Celsius. “No LHC, as energias elevadas induzem a criação de partículas efêmeras a partir do vácuo, oferecendo uma visão sobre as operações básicas da natureza.”
(“In the LHC, high energies induce the creation of ephemeral particles from the vacuum, providing a glimpse into the basic operations of nature.”)— Físico, CERN

Próximos passos

A pesquisa no LHC irá continuar, com a expectativa de explorar novos fenômenos físicos. As colaborações internacionais entre cientistas deverão expandir a compreensão da natureza fundamental da matéria. O futuro próximo inclui investigações aprofundadas sobre a matéria escura e outras interações fundamentais.

A realização de descobertas em aceleradores de partículas não só propõe perguntas sobre a estrutura do universo, mas também impacta diretamente o avanço das tecnologias em áreas como a medicina e a comunicação.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!