
São Paulo — InkDesign News — A missão Artemis 2 da NASA, programada para fevereiro de 2026, terá como foco investigar os impactos da vida no espaço profundo sobre a saúde humana, com uma tripulação de quatro astronautas que se tornará objeto de estudos biomédicos enquanto orbita a Lua.
Detalhes da missão
A Artemis 2 será o primeiro teste de voo tripulado do foguete Space Launch System (SLS) e da espaçonave Orion, contando com uma equipe que inclui os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Durante os dez dias de missão, os astronautas realizarão uma série de experimentos científicos enquanto viajam em um ambiente cislunar.
Tecnologia e objetivos
Entre os principais objetivos desta missão estão a coleta de amostras de sangue, urina e saliva para analisar as mudanças na saúde cardiovascular, nutrição e imunidade dos astronautas. Cada membro da tripulação usará sensores de pulso para monitorar seu sono e estresse, dados que serão cruciais para entender como a ausência de gravidade e o ambiente isolado afetam o desempenho humano.
“Nossa pesquisa será vital para entender como a radiação espacial e as condições de microgravidade afetam a saúde humana, fatores essenciais para futuras missões de longa duração.”
(“Our research will be vital to understanding how space radiation and microgravity conditions affect human health, essential factors for future long-duration missions.”)— Thomas Marshburn, Médico e Astronauta, NASA
Além disso, amostras serão analisadas para verificar como o sistema imunológico reage à radiação espacial. Os astronautas também levarão “avatars” — amostras de sangue cultivadas em dispositivos de chip-orgânico, que simularão a medula óssea em condições de microgravidade e radiação.
Próximos passos
A missão Artemis 2 é parte de um esforço contínuo da NASA para entender melhor os efeitos da exploração espacial na biologia humana. Essa investigação pode ter implicações profundas para futuras missões a Marte e além. A análise de dados coletados durante e após a missão permitirá o desenvolvimento de estratégias para proteger a saúde dos astronautas durante longas estadias no espaço.
“Estamos empolgados em continuar a tradição de pesquisa em saúde espacial, essenciais para a próxima etapa da exploração humana.”
(“We are excited to continue the tradition of health research in space, essential for the next step of human exploration.”)— Reid Wiseman, Comandante da Missão, NASA
O conhecimento adquirido com a Artemis 2 contribuirá significativamente para avançar a exploração espacial e aprimorar a nossa compreensão sobre como os humanos se adaptam a ambientes alienígenas, moldando, assim, o futuro das viagens espaciais.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)