- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA e ESA definem missões para Lua e Marte em 2023

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Líderes das principais agências espaciais do mundo apresentaram suas visões para o futuro da exploração espacial durante o Congresso Internacional de Astronáutica, realizado em Sydney, na Austrália, no dia 29 de setembro de 2025.

Detalhes da missão

O evento contou com a presença de representantes da NASA, ESA, ISRO, CSA, CNSA e JAXA, que discutiram planos que abrangem explorações lunares e missões a Marte. O administrador interino da NASA, Sean Duffy, destacou o projeto Artemis 2, programado para 2026, que levará astronautas a orbitar a Lua. Em sequência, a Artemis 3, prevista para 2028, se concentrará na primeira aterrissagem de humanos no polo sul lunar.

Tecnologia e objetivos

Os palestrantes elaboraram sobre inovações tecnológicas e objetivos científicos. Duffy mencionou a meta de “vida humana sustentada na Lua” nos próximos dez anos, essencial para futuras missões a Marte. Já Josef Aschbacher, da ESA, apresentou a Visão 2040, que busca fortalecer a autonomia europeia na exploração espacial e colaborar com parceiros como a NASA e a JAXA.

A exploração da Lua será uma atividade contínua.
(“The exploration of the moon is going to be a continuous activity.”)

— V. Narayanan, Presidente, ISRO

Além disso, o presidente da CNSA, Bian Zhigang, destacou o progresso da China em suas missões de amostragem lunar e a construção de megaconstelações de satélites. A CSA, por sua vez, anunciou planos para que um astronauta canadense participe da missão Artemis 2.

Próximos passos

Os países envolvidos anunciaram prazos e metas audaciosas. O projeto Gaganyaan da ISRO seguirá seu curso, com o objetivo de enviar astronautas ao espaço em 2027. A missão conjunta LUPEX com a JAXA, que visa um pouso no polo sul lunar, também está programada para a próxima década. JAXA prepara-se para um lançamento em 2026 de uma missão ao satélite Fobos, de Marte, realizando testes finais no veículo espacial.

Aumentar a colaboração e expandir iniciativas conjuntas é fundamental.
(“This vision will also seek to boost European autonomy, resilience and independence in space.”)

— Josef Aschbacher, Presidente, ESA

O Congresso Internacional de Astronáutica deste ano atraiu cerca de 7.000 participantes e enfatizou a importância da cooperação internacional na era da exploração espacial. As iniciativas em curso indicam um advento promissor de descobertas e avanços tecnológicos na compreensão do universo.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!