- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA detecta ‘impressões digitais’ de matéria misteriosa

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa da Universidade de York, no Reino Unido, sugere que a matéria escura, que compõe mais de 80% da massa do universo, pode emitir uma sutil coloração quando a luz atravessa regiões ricas em sua presença.

Detalhes da missão

O estudo teórico, publicado em Physics Letters B, apresenta cálculos detalhados sobre como a luz pode interagir indiretamente com a matéria escura. Os pesquisadores afirmam que, embora as interações sejam extremamente sutis e não detectáveis pelos telescópios atuais, futuros observatórios ultra-sensíveis poderiam medir esses efeitos. Básicamente, a pesquisa introduz a hipótese de que a luz passando por áreas densas de matéria escura poderá apresentar uma leve coloração vermelha ou azul, dependendo do tipo de matéria escura presente.

Tecnologia e objetivos

Os cientistas utilizaram um modelo baseado nas características de partículas massivas que interagem fracamente (WIMPs). Se a matéria escura for feita de WIMPs, a luz que passa por essas regiões perderia primeiramente os fótons azuis de alta energia, resultando em um tom sutilmente vermelho. Por outro lado, se a interação ocorrer apenas através da gravidade, poderia ocorrer um leve deslocamento azul. Isso implica que, em casos de galáxias distantes, a luz pode parecer levemente alterada dependendo da localidade da matéria escura.

“É uma ideia fascinante, e o que é ainda mais emocionante é que, sob certas condições, essa ‘cor’ poderia realmente ser detectável.”
(“It’s a fascinating idea, and what is even more exciting is that, under certain conditions, this ‘colour’ might actually be detectable.”)

— Mikhail Bashkanov, Coautor do Estudo, Universidade de York

Próximos passos

Os pesquisadores acreditam que a detecção desses deslocamentos exigirá telescópios de alta precisão e análises meticulosas da luz que viajou bilhões de anos-luz. Observatórios como o Telescópio Extremamente Grande Europeu e o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman da NASA estão entre as futuras plataformas capazes de testar essas previsões. Bashkanov comentou que, “nossos resultados mostram que podemos restringir onde e como devemos olhar no céu”, refletindo uma direção mais otimizada para pesquisas sobre a matéria escura.

Se confirmadas, as descobertas podem proporcionar uma nova janela de observação sobre a matéria escura, aproximando os cientistas de solucionar um dos maiores mistérios da cosmologia e contribuindo para o avanço do conhecimento humano sobre a estrutura do universo.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!